MANUAL DE TREINO PARA TRAPÉZIOS MONSTRUOSOS – PARTE 1

Fala rapaziada! Suave?

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

Seguinte: gostaria de lançar uma série sobre o treinamento de um dos músculos mais negligenciados, mal treinados, desrespeitados e subestimados da maromba - o trapézio.

Frangolino: “Ah... grandes coisa... treino de trapézio tá cheio por aí. E só tem 3 exercícios pro trapézio: encolhimento pela frente, lateral e por trás... GAME OVER, Fernandão.”

Será? Fiquei com essa paradinha martelando na minha cabeça: será que eu conseguiria montar uma série somente sobre o treinamento de trapézio?! Será que tem tanto assunto assim para fazer o tema render? Para escrever um artigo original, revolucionário e ao mesmo tempo completo e tradicional?

Eu sempre gostei de treinar trapézio, ou traps como dizem. Gosto porque sinto uma sensação de poder e é um músculo que sempre se destaca por debaixo da roupa, mostrando que você é um cara que puxa ferro pesado mesmo!  Pode colocar uma camiseta bem larga, que mesmo assim eles estarão lá e você vai chamar a atenção de algumas pessoas. Além disso, é um músculo que te auxilia em vários exercícios, por isso é importante que ele seja forte! 

Acontece que quase todos que conheço são insatisfeitos com o desenvolvimento de tal grupo muscular... eu mesmo me enquadro nesse grupo e gostaria de ter as saboneteiras (outra gíria marombística) ainda maiores, afinal, NUNCA nos damos por satisfeitos com o que temos. Somando isto a outros motivos, como o fato de que a maioria esmagadora das pessoas treina esse músculo de forma errada, exagera no peso, não varia os exercícios e rouba na execução, decidi aceitar o desafio. 

Inauguro a partir de agora, a série que já nasce com mania de grandeza, tentando ser o guia mais completo sobre o treinamento dos trapézios que vocês encontrarão por aí. Quero que depois de ler este artigo você se sinta tão satisfeito, mas tão satisfeito, que NUNCA MAIS vai digitar “trapézio/treino de trapézio” no Google, nunca mais vai pedir treino para esse grupo muscular aos professores e/ou “professores” onde você treina. E, caso acompanhe outros sites, livros e revistas, quando ler a palavra “trapézio”, quero que dê uma risadinha marota e simplesmente ignore o artigo. Boa leitura!


CAPÍTULO 1: UM POUCO DE ANATOMIA

Eu sei, eu sei... Para a grande maioria das pessoas, é chato pra caramba ler sobre essas coisas. Mas o artigo não seria completo, muito menos diferenciado, se eu não escrevesse algumas linhas sobre isso. E, sinceramente, acho que vale a pena para entender um pouco melhor o que você está fazendo na academia.

Como vocês podem observar na figura acima, os trapézios não são apenas aqueles dois montinhos entre a lateral do seu pescoço e a porção mediana do seu deltoide. É uma musculatura até que grandinha, num formato triangular, ou de um losango, caso somemos tudo, como visto na foto. Ele ocupa um espaço considerável na porção superior das costas e divide-se em três partes. Abaixo, copiarei uma explicação de bons professores, com devida citação de fonte, já que eu não teria a capacidade de explanar tão bem quanto eles (grifos e negritos por mim):

“...(o trapézio)divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos específicos. Trapézio Superior: tem origem no occipital e nas primeiras vértebras cervicais. Insere-se no bordo posterior da clavícula e o faz a elevação dos ombros. Trapézio Médio: tem origem nas apófises espinhosas da 7ª vértebra cervical e das primeiras dorsais, inserindo-se no bordo interno do acrómio e no bordo posterior da espinha da omoplata. Faz adução da omoplata e retracção do ombro. Trapézio Inferior: tem origem nas apófises espinhosas das últimas vértebras dorsais e a inserção na extremidade interna da espinha da omoplata. Faz a adução e depressão da escápula.
Fonte: DÂNGELO, José Geraldo & FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos.

Pegou a ideia? O trapézio é maior e mais complexo do que se pensa... Agora eu te pergunto:

CAPÍTULO 2: SERÁ QUE VC ESTÁ DANDO A DEVIDA ATENÇÃO A ESTE GRUPO MUSCULAR?

Será, galera? Nos meus 10 anos de experiência com musculação, o que mais vi foi o treinamento de trapézios ao final do treino de ombros e com apenas um exercício: encolhimento com halteres. Às vezes, com barra pela frente. Como se não bastasse, as séries são executadas sem animação, de forma rápida ou muito rápida, muitas vezes com excesso de peso e auxílio do bíceps...



Puxão de orelha: você se identificou com essa descrição?

Se você se enquadrou nesse grupo ou está insatisfeito com os resultados que vem obtendo, pergunto se não poderia se esforçar um pouco mais quando for trabalhar este músculo.  Quando o assunto é treino de peito e de braços, todo mundo dá o sangue, faz vários exercícios, com várias series, usam peso. Sei que falar isso já é um baita clichê, mas cá entre nós, é a mais pura verdade. Aí quando chega a vez do trapézio, assim como da panturrilha, do antebraço e do abdômen, o cara dá aquele “gás”, aquele punzinho final de 3-5 minutos de treino e vai embora. A gente colhe o que planta, se você não se esforça, não se empenha, porque espera ver resultados? Vamos começar a montar o quebra-cabeça do guia do trapézio. Mas isso fica para o próximo artigo! Não perca a continuação da série mais bombástica sobre o treinamento dos traps do Brasil!



ATENÇÃO: Essa série contém 5 partes. Continue a leitura acessando: 
- parte 1: capítulo um (um pouco de anatomia) e capítulo dois (será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular?);  
- parte2: capítulo três (treinar trapézio com ombro ou com costas?); 
- parte 3capítulo quatro (que exercícios utilizar);
- parte 4capítulo cinco (macetes e conselhos para um treino de verdade);
- parte 5capítulo seis (rotinas de treino) e capítulo sete (bate-papo final).


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as dicas e obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Melhor blog que já vi de musculação!! Continue com a parte da anatomia tb (acho super interessante), assim o conhecimento fica completo...

    ResponderExcluir
  3. mano neste blog o bicho pega pra valer , brutal estou sempre a aprender tudo de bom meu irmão não existe maior legado do que o que tu fazes meu irmao , partilhar conhecimento que de outra forma teriamos que pagar para obter e a forma como o fazes torna o teu blog personalizado obrigado pela partilha mano e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário