TUDO SOBRE PEGADA (GRIP) E ANTEBRAÇOS MONSTRUOSOS - PARTE 1

Fala rapaziada!
Hoje dou início a mais uma ousada série: treinamento de antebraços e de... PEGADA!
Uhuull! Olha a rapaziada ligadona já! Mulherada com os olhinhos brilhando! Mas sinto informá-los, vou ensinar como melhorar a pegada para ganhar força de preensão nas mãos, e não como fazer a mina pirar.
Junto aos trapézios, os antebraços são músculos que facilmente denunciam se você é um cara que pratica musculação, pois ficam evidentes em quase todo tipo de roupa. Além disso, uma pegada forte faz toda a diferença quando o assunto é aumentar as cargas nos exercícios, já que se ela for um ponto fraco do seu treinamento, comprometerá o desenvolvimento de todo um conjunto.
Gostaria de montar uma série de artigos revolucionária, completíssima, que seja um manual para você que gosta de treinos de força, que queira se aventurar no strongman, que queira sanar pontos fracos no seu corpo, que treine artes marciais ou que queira apenas aprender coisas novas.
Tentarei escrever algo bem superior ao que se encontra por aí em sites, fóruns e revistas, prezando pela qualidade, clareza e simplicidade no delivery da informação. E já adianto para vocês: a série será gigantesca, a lista de exercícios e treinos será interminável, mas garanto que quem ler tudo na humildade, com vontade de aprender, será recompensado com incríveis ganhos de força.
Então vem comigo, vamos começar a jornada!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

CAPÍTULO 1: UM POUCO DE ANATOMIA

Musculatura da mão
Galera, esse capítulo está mais para um susto: “Nossa vou ter que ler sobre anatomia?! (2 minutos depois) Nossa já acabou?!”. Sem hipocrisias aqui, uma vez que ninguém precisa saber que existe o músculo “longo extensor radial do carpo” para fazer um bom treino.
Meu objetivo, na verdade, é que você observe as imagens, entenda que temos o predomínio de dois grupos musculares (extensores e flexores), e perceba, mais ou menos, como esse conjunto de músculos e tendões funciona quando fazemos os exercícios.
Nosso antebraço é formado por, acredite se quiser, vinte músculos! É uma riqueza de detalhes impressionante, um sistema totalmente complexo, afinal, pense na grande variedade de movimentos que somos capazes de fazer usando as mãos...

Podemos dividir esses músculos em três grupos:

- Grupo anterior, composto por 8 músculos. O destaque aqui fica para as funções de flexão. São os músculos que ficam na parte que tem a pele mais clara do seu braço e não tem pelos, ou seja, o segmento que acompanha a palma da sua mão e são responsáveis por dobrar o punho. (por curiosidade, os oito músculos são: pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo, flexor ulnar do carpo, flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar, pronador quadrado).

- Grupo posterior, composto por 8 músculos. O destaque aqui fica para as funções de extensão. São os músculos que ficam no segmento que acompanha as costas da sua mão, em oposição ao grupo anterior. São responsáveis por estender, esticar seu punho para trás. (por curiosidade, os oito músculos são: Extensor dos dedos, Extensor do dedo mínimo, Extensor ulnar do carpo e Ancôneo, Abdutor longo do polegar, Extensor curto do polegar, Extensor longo do polegar e Extensor do indicador).

- Grupo lateral, composto por 4 músculos. É onde se insere o braquiorradial. (por curiosidade, os quatro músculos são: braquiorradial, extensor radial curto e longo do carpo, supinador).

Musculatura dos antebraços
Na próxima edição, um puxão de orelha e um bate-papo sobre os melhores dias para desenvolver a sua grip.


ATENÇÃO: Essa série contém 12 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE1: UM POUCO DE ANATOMIA.
- PARTE 2: será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular? /Com que grupo muscular treinar?
- PARTE3: EXERCÍCIOS - pinch grip strength.
- PARTE4: EXERCÍCIOS – crushing grip strength.
- PARTE5: EXERCÍCIOS – supporting grip.
- PARTE 6: EXERCÍCIOS – wrist strength.
- PARTE 7: EXERCÍCIOS – finger strength.
- PARTE 8: GRIP E LEVANTAMENTO TERRA.
- PARTE 9: SOBRE AS LESÕES E COMO EVITÁ-LAS.
- PARTE 10: DEZESSEIS DICAS E MACETES PARA UM DESENVOLVIMENTO DE VERDADE!
- PARTE 11: ROTINAS DE TREINO - PARTE 1
- PARTE 12: ROTINAS DE TREINO – PARTE 2/ BATE-PAPO FINAL.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários