M.A.I.D.T. - MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS - INTRODUÇÃO

Fala rapaziada! Como vai essa força aí?

Gostaria de iniciar hoje uma série sobre métodos para aumentar a intensidade de seus treinos. São diversas técnicas, com variados níveis de complexidade, capazes de deixar de joelho o mais experiente fisiculturista.

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

OBSERVAÇÃO: Aos poucos, todos os títulos abaixo serão substituídos por links, para facilitar a vida do leitor. Vamos fixar esse primeiro artigo em algum lugar do site para ajudar ao máximo a sua busca por determinado tema e também para que ele nos sirva de guia.
Além disso, deixo um combinado: como os títulos de cada matéria ficarão muito grandes, vamos abreviar a expressão “métodos para aumentar a intensidade dos seus treinos” para “M.A.I.D.T.”, fechado? Tal fato também auxiliará na pesquisa e dará maior destaque para o título do capítulo apresentado. 

Então, agora você já sabe: quando aparecer a sigla M.A.I.D.T., vem tortura por aí!



MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS (M.A.I.D.T) – A SÉRIE


INTRODUÇÃO


PARTE I: TÉCNICAS QUE TRABALHAM A INTENSIDADE ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE SUCESSIVAS SÉRIES, NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.



PARTE II: TÉCNICAS QUE TRABALHAM A INTENSIDADE ATRAVÉS DA AMPLITUDE DE CADA REPETIÇÃO.



PARTE III: TÉCNICAS QUE TRABALHAM A INTENSIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE DETERMINADAS FASES DO EXERCÍCIO.



PARTE IV: TÉCNICAS QUE TRABALHAM A INTENSIDADE ATRAVÉS DO TEMPO QUE SE LEVA PARA EXECUTAR AS REPETIÇÕES.



PARTE V: TÉCNICAS QUE TRABALHAM A INTENSIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE DETERMINADO EXERCÍCIO OU GRUPO MUSCULAR.



PARTE VI: PEQUENAS MUDANÇAS, GRANDES RESULTADOS



PARTE VII: DICAS FINAIS
(Clique AQUI para acessar)


Terminada esta sinopse, vamos iniciar a nossa série! Boa leitura!



INTRODUÇÃO

Dos marombeiros com algum tempo de estrada, quem nunca se deparou com um platô, aquela fase em que os ganhos ficam estagnados, ou pior, até regridem? O braço não aumenta nem mais um milímetro sequer; o supino não permite que você suba mais 0,5 kg de carga; a queima de gordura não mais está acontecendo... enfim, é um cenário bastante familiar entre a galera, creio eu.

Você já deve ter observado que aqueles mesmos pesos e exercícios não são mais capazes de gerar o estímulo necessário para que seus ganhos na arte do ferro continuem. Mas e aí, o que você vai ter que fazer? Desistir de puxar ferro? Entupir-se de suplementos?! Tomar bomba?! Calma... Relaxa! Talvez já esteja na hora de você sair daquele arroz com feijão para voltar a ter algum ganho com a musculação, seja força, seja massa, seja definição.

Selecionei dezenas de métodos para aumentar a intensidade do seu treino e vou apresentá-los na forma de capítulos aqui no site. É dica que não acaba mais galera. Recomendo que você escolha alguns deles e vá alternando-os, de preferência começando pelos mais simples, haja vista que mesmo com poucas mudanças, acredito que você já consiga resolver seus problemas, evitando, assim, maiores riscos de overtraining e lesões.

Uma boa pedida seria escolher métodos aos pares, especialmente os que têm relações entre si ou pertencem ao mesmo grupo, e utilizá-los por algo como 3 semanas, substituindo-os por outros, e assim sucessivamente.

Tenha em mente que uma técnica de alta intensidade, como o próprio nome já diz, aumentará o desgaste tanto físico quanto mental, proporcionando maiores riscos de lesões nos tendões e articulações, pela sobrecarga de peso ou redução de descanso, assim como um desgaste corporal excessivo, fato que somado a práticas incorretas de repouso, sono e alimentação, poderão favorecer o aparecimento do overtraining, que tem por principais características:

- Estagnação ou regressão dos ganhos em força e/ou hipertrofia;
- Perda de peso e de apetite;
- Péssima recuperação pós-treino, fazendo com que você necessite maior tempo de descanso para repetir grupos musculares;
- Desânimo e desinteresse pela musculação;
- Insônia;
- Sistema imunológico falho, deixando-o doente constantemente;
- Irritabilidade;
- Batimentos cardíacos constantemente acelerados.

Bom, galera, espero que tenham gostado e se entusiasmado. Vem muita coisa boa por aí! Aguardem, pois ao final da série, teremos praticamente um livro sobre métodos para aumentar a intensidade dos seus treinos!

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. muito bom mesmo! excelente trabalho!
    ps. o capítulo 25 tá com link quebrado.

    ResponderExcluir
  2. Caraca quanto material bacana!
    Tô conhecendo vcs agora. parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel!
      Ah, e no site não tem "vcs". Tudo é feito apenas por mim, Fernando Paiotti.
      Abraços!

      Excluir
  3. Ótimo Blog, bem organizado, simples e intuitiva.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, realmente você deveria fazer desta (e de outras em conjunto com esta) um livro! Eu levaria ele comigo pro ginásio com certeza. Sensacional man! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário