TUDO SOBRE O PÓ DE GUARANÁ – PARTE 1

(Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.)

Fala rapaziada!

Hoje inicio mais uma série e, ao mesmo tempo, dou continuidade a uma maior: “termogênicos naturais” componentes daquela bebida que criei para maximizar os efeitos do aeróbico em jejum (AEJ), lembram-se? Está na parte 3 da série, clique no link ou procure no menu “para queimar gordura” do site.

Já estudamos o gengibre e o chá verde, inclusive recomendo que releiam a coletânea deste, de apenas três partes, pois muitas coisas que usaremos nas explicações por aqui, já foram mais do que explicadas por lá, com destaque para as catequinas. Depois deste estudo, só faltará o da canela.

Guaraná
Para começar, o guaraná (Paullinia cupana) é uma planta originária da nossa tão degradada e desprezada Floresta Amazônica e tem esse nome por conta do seu significado em Tupi-guarani: “fruta que lembra os olhos das pessoas”.

Seu fruto é largamente usado na medicina tradicional/caseira como estimulante e revigorante. Para tanto, a semente é torrada e depois triturada/moída/pilada, até que vire um pó (Santos & Mello, 2007). Logo acima eu disse “estimulante” e agora pergunto: você sabe o que isso significa?

Estimulantes (ao contrário dos energéticos, que são substâncias que dão energia e melhoram a performance), não fornecem energia, mas sim aliviam as sensações de dor e cansaço. Parece bom, mas isso tem um risco: pode esconder os sinais naturais do organismo de que você precisa descansar ou se poupar mais, levando-o ao limite e aumentando as chances de stress, overtraining/overwork e de doenças oportunistas.  

Só para deixar claro aos que nunca experimentaram a bebida: o sabor não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com o do refrigerante. O guaraná tem um gosto meio de terra e é bastante amargo, diria mais, é amaríssimo! Ele é capaz de piorar o aspecto de qualquer líquido, sendo que este “termogênico natural” que montei, que já é ruim ao paladar por conta do chá verde, fica com sabor e cor piores do que um chá de bosta. Experimente!



1. COMPOSIÇÃO

Bom, mas o que a merda em pó, digo, o que o guaraná em pó tem em sua composição que o faz um alimento tão distinto?

Seus principais e especiais componentes químicos são as metilxantinas e os taninos condensados. Vou fazer a explicação por tópicos pois acho que vai facilitar a leitura (Moraes et al., 2003; Heard et al., 2006).

Fazem parte das METILXANTINAS:

- Cafeína (1,3,7-trimetilxantina): famosíssimo estimulante do sistema nervoso central (SNC), da produção de suco gástrico, dos músculos cardíacos, do sistema respiratório, além de ser relaxante muscular e diurético. Para que você tenha uma idéia, a sua concentração no pó de guaraná é QUATRO vezes maior do que no café: o primeiro contém 3,6 a 5,8% de cafeína; enquanto que o segundo, 1 a 2% (Natural Medicines Database, 2005).

Ela age nos receptores do SNC, liberando adrenalina e aumentando o estado de alerta do indivíduo, além de proporcionar sensação de bem-estar, haja vista que libera dopamina no sangue. Em outras palavras, combate o stress físico e mental.



A vantagem do guaraná em relação ao café é que a cafeína da semente amazônica é liberada de forma muito mais lenta no organismo, durando por mais tempo (em média 6 horas) e agredindo menos o organismo das pessoas sensíveis.

- Teobromina (3,7-dimetilxantina): tem ação diurética. É encontrada também no chocolate.

- Teofilina (1,3-dimetilxantina): efeito broncodilatador.
(Alves & Bragagnolo, 2002).

E os tais taninos condensados? Bom esses vocês já conhecem, já que os principais são as catequinas e epicatequinas, que já estudamos na série sobre o chá verde. Elas possuem atividade antioxidante, antiviral, bactericida e termogênica (Santos & Mello, 2007; Yamaguti-Sasaki et al., 2007).



No guaraná ainda encontramos fosfatos e resveratrol (presente em abundância na uva e vinho tinto), que aumenta o HDL e ajuda a diminuir o LDL.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DO PÓ DE GUARANÁ
Quantidade por porção de 2g (1 colher de chá)
Valor Energético: 4Kcal
Carboidratos: 1g
Cafeína: 80mg

2. BENEFÍCIOS


Farei a exposição apenas em tópicos, ok? Afinal, é tanta coisa que só através de uma lista daria para apresentar tudo de forma clara.

- Por seu efeito estimulante, aumenta a sensação de energia e de disposição, podendo proporcionar treinos mais intensos, retardando a fadiga.

- É antioxidante: combate radicais livres e o envelhecimento, especialmente pelo efeito das catequinas.

- Prevenção contra câncer e tumores, freando seus desenvolvimentos.

- Combate a arteriosclerose e a isquemia.

- Regularizador intestinal, corrige distúrbios da região, como a diarréia.

- É bom para tratar dores de cabeça e enxaquecas, além de auxiliar na recuperação do cansaço mental.

- Regula os órgãos femininos (útero e ovário) e reduz cólicas menstruais.

- É diurético.

- Auxilia o tratamento da hemorróida. (WTF?!)

- Reduz o efeito da ressaca de uma bebedeira.

- E, por fim, possui interessante efeito vasodilatador, ajudando a suprir o corpo de oxigênio e nutrientes, melhorando a circulação sanguínea, além de gerar um efeito afrodisíaco...

Vocês podem ter se perguntado: “Caramba cadê o efeito termogênico? Ele não ajuda a emagrecer?” Sem dúvida, mas tratarei sobre esse assunto num capítulo à parte, no próximo e último artigo desta série. Até lá!

(Esta série contém duas partes. Para acessar a parte 2, clique aqui.)

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. haha, chá de bosta ! é exatamente isso. obg pela publicação, eu tava em duvida se o meu tava estragado ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rpz, eu tbm fiquei com duvida se era pq o que comprei foi no mundo verde e é mais fitness kkkk pq o bicho é ruim demais vei kkkk

      Excluir
    2. Ótimo texto!! Ajuda mto essas dicas!!!

      Excluir
  2. Comprei e fui esperimenta mais e ruim pra caramba achei que tinha comprado errado mais depois do comentário que e ruim mesmo fiquei mais aliviada kkk

    ResponderExcluir
  3. Tou é com medo de experimentar se todo mundo tá falando que não presta kkkkk

    ResponderExcluir
  4. qual melhor estimulante masculino natural masculino

    ResponderExcluir
  5. Kkkkk não sei si tem gosto de cha de bosta mais que e muito ruim e verdade. Ruim não HORRIVEl
    Comprei e fiz uma batida com leite de amêndoas quando dei o primeiro gole (foi um gole bem grande achei que fosse gostoso) cara quais vomitei.
    Comprei um saco grande que não foi nada barato mais agora não consigo tomar isso não 😅 Sera que nao tem um jeito de tirar esse gosto horrivel? 😏

    ResponderExcluir
  6. Então me engaram o meu só tem gosta de terra.. não amarga e parece realmente ser terra ..

    ResponderExcluir
  7. Olá! Comprei também no mundo verde,mais não tem cheiro de guaraná. Isso e normal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário