TODOS OS MÉTODOS DE TREINO DO MUNDO - INTRODUÇÃO

(Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.)

Fala galera!

É com imenso prazer que dou início a mais uma gigantesca série aqui no “ENSINANDO MUSCULAÇÃO”: TODO OS MÉTODOS DE TREINO DO MUNDO. Caso goste da leitura, clique em curtir aqui do seu lado direito ou compartilhe o link entre os amigos.


TODOS OS MÉTODOS DE TREINO DO MUNDO



CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 7: O MÉTODO "INTENSIDADE OU INSANIDADE" DE STEVE MICHALIK
CAPÍTULO : BILL STARR ROUTINE
CAPÍTULO : O 5/3/1 DE JIM WENDLER
CAPÍTULO : MÉTODO DE TREINO DFHT
CAPÍTULO : ESTUDANDO O HST DE BRYAN HAYCOCK
CAPÍTULO : ARTHUR JONES E O HIT
CAPÍTULO : MIKE MENTZER E O HEAVY DUTY
CAPÍTULO : DESCOBRINDO O MAX-OT
CAPÍTULO : POWERBODYBUILDING
CAPÍTULO : O MÉTODO WEIDER
CAPÍTULO : STRONGLIFTS 5X5
CAPÍTULO : A REG PARK ROUTINE
CAPÍTULO : STARTING STRENGHT OU MÉTODO TEXAS

Observação: esta lista de capítulos encontra-se ainda incompleta e totalmente sujeita a alterações, inclusive quanto à ordem de publicações. Toda vez que uma nova série for lançada, criarei um link nesta compilação para facilitar a busca e os acessos. 



CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO

Como sempre, o título da série é exagerado, confesso (eu curto essas palhaçadas), mas através de uma verdadeira orgia de artigos que estão apenas aguardando uma chance de publicação, gostaria que o leitor tomasse contato com metodologias específicas de treinamento, algumas mais antigas, outras mais recentes.

Vocês verão que cada uma delas possui suas próprias particularidades, como em número de séries, repetições, intervalos, exercícios, dias de treino/descanso, dieta, etc. Caberá ao leitor escolher o método que mais combine com seu estilo de vida ou que mais lhe chame a atenção, tendo em vista seus objetivos e gostos: opções é que não vão faltar, prometo!

Selecione uma metodologia, insista nela por um tempo e analise se os resultados foram satisfatórios ou não. Troque-a caso não colha frutos interessantes ou para quebrar platôs e experimentar coisas novas.

O principal objetivo desta série é ajudar os marombeiros bem intencionados, que têm gosto pelo esporte e realmente se dedicam de coração, mas que por desconhecimento ou má orientação acabam ficando muito limitados nos treinamentos, vitimados pela musculação de massas, moda-fitness, padronizada, industrializada e 100% comercial que é vendida hoje em dia nas academias (verdadeiros shoppings em alguns casos).

Quer testar o seu professor/instrutor/orientador ou seja lá como você chama a pessoa que te ajuda a treinar? Peça a ele para te montar um treino 5x5, um GVT da vida, ou pergunte quem foi Vince Gironda, Mike Mentzer ou Steve Michalik. Fazer o arroz-feijão das “indústrias Weider” até os dias de hoje é fácil, quero ver sair do comodismo e sujar as mãos para valer, especialmente com a turma do powerlifting e da old school. 

(Se você quer por ainda mais lenha na fogueira, pergunte também o que é levantamento terra e para que ele serve. Troque de academia se durante a resposta ele ficar te enrolando e ainda por cima tentar fazer alguma brincadeira relacionada a "fio terra": sua musculatura agradece...) 

Não é do interesse de muitos que trabalham na área, amigo leitor, que você conheça algumas metodologias mais radicais das antigas (ou mais recentes), época em que a musculação era mais séria, pois, apesar de serem as mais eficientes em termos de resultados, acabam impactando ou assustando o cliente logo num primeiro contato, seja pela intensidade do treino, seja pelo volume das cargas, fatos que poderão drenar todas as suas forças e moral em pouquíssimas séries.



Estou querendo dizer com tudo isso que, financeiramente, não são "aprendizados legais ou bonitos", haja vista que você poderá perder alunos e, principalmente, alunas, afinal, quem se importa com o bolso (e não com resultados), não quer ver seu cliente estirado no chão ao final do treino, passando mal, tremendo, babando e segurando o vômito (se é que já não vomitou) e te xingando de todos os nomes possíveis em pensamento.

(Desculpa, amigo, mas se você não acaba o treino dessa forma descrita acima, especialmente nos dias de PERNAS e de costas, e ainda tem energia de sobra para tirar várias fotos de pós-treino para postar na internet, todo sorridente (#100%malhação!, #malhaçãopesada!, #EsmagaQueEuPeido, #etc.), você não está treinando com a devida intensidade. Reveja seus conceitos e saiba que a melhor "imagem" de pós-treino que existe, pelo menos a meu ver, é a de um sujeito em situação deplorável, que de tão fodido, precisa segurar um mísero copo de água com ambas as mãos e que sabe-se lá como vai conseguir se arrastar até em casa...)

Se você tem intenções de mudar radicalmente o seu corpo, treinar para valer e conhecer a musculação mais a fundo, esta série poderá te ajudar a, quem sabe, encontrar o seu caminho, coisa que me fará muito feliz.

Desejo a todos um ótimo aprendizado e boas leituras!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. #EsmagaQueeuPeido hahahahahahahaha
    Resumo da academia que treino.

    ResponderExcluir
  2. Ansioso pelo seu parecer sobre o Método Heavy Duty...
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  3. A anos espero o Heavy Duty!!!

    Parabens pelo trampo!

    ResponderExcluir
  4. Esses treinos servem também para naturais? Qual?

    ResponderExcluir
  5. Esse treino é só para hormonizados? Eu já tentei todos mas não tive evolução. Pelo contrário, o 8x8 me deixou a beira de overtraining (no sentido real da palavra) a ponto de minhas articulações doerem por uma semana inteira. Cheguei a ponto de ter que parar de treinar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário