TUDO SOBRE O GLICEROL/GLICERINA E SEU PUMP SINISTRO – PARTE 3

Fala rapaziada!

Hoje discutiremos sobre as formas de potencializar os efeitos do glicerol através da suplementação de substâncias sinérgicas.

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!


5. POTENCIALIZANDO RESULTADOS: EFEITOS SINÉRGICOS COM OUTROS SUPLEMENTOS

Vamos primeiro falar sobre como potencializar o efeito do glicerol e depois passamos aos suplementos sinergistas, na tentativa de fazer combinações explosivas (inclusive literalmente)! Vamos lá!


O consumo de glicerol com carbos de alto índice glicêmico pode aumentar a absorção do produto (acrescente na proporção de 3:1, ou seja, o carbo participará, em gramas, no valor equivalente a 1/3 do que foi utilizado de glicerol).

O interessante aqui é que esses carbos são muito bem aproveitados e o glicerol não deixa que a insulina suba tanto. No final, acabamos retendo muito mais glicogênio, já que diminuímos drasticamente as chances de estocar a energia em gordura.

É dito também que o consumo de sódio ajudará a causar maior aproveitamento da glicerina. Ele atua por duas vias: ajuda a puxar ainda mais água para dentro da célula muscular e diminui sua excreção (retém mais líquido no corpo).

Disto tudo, podemos tirar algumas conclusões: seria interessante misturar o glicerol com uma bebida isotônica (sais minerais + carbos), já que ela possui substâncias capazes de maximizar o aproveitamento do nosso triálcool.



Outro aspecto interessante seria ingeri-lo com bicarbonato de sódio. Agora chegou o momento de falar sobre os sinergistas:

- BICARBONATO DE SÓDIO: funciona como um tampão extracelular, impedindo grandes quedas no pH muscular por conta do acúmulo de íons H+  (oriundos do ácido lático, o “resto” do metabolismo da glicose). O resultado disso é o atraso da falha muscular, permitindo que o treino seja mais intenso, com maior número de repetições.

Eu disse que a mistura seria interessante por três motivos: o primeiro é que por possuir 28% de sódio por molécula, ele já vai nos fornecer este mineral, melhorando a absorção do produto. O segundo é tentar mascarar o gosto do bicarbonato, que é bastante enjoativo e salgado (lembrando que o glicerol tem gosto doce). O terceiro é aproveitar o elevado volume de água que será utilizado no glicerol para diluir também o bicarbonato, que necessita de um elevado volume de líquido para ser adequadamente ingerido.

- CREATINA: meu suplemento favorito, tendo, de longe, o melhor custo X benefício do mercado (a meu ver). Já existe uma série aqui no site sobre o assunto (clique aqui), mas para não deixar em branco, vamos tecer alguns comentários bem por cima (caso tenha dúvidas, recomendo que leia a série, pois lá eu expliquei as coisas mais detalhadamente).


95% da creatina ingerida vai parar na musculatura. Quando capturada, ela acaba sendo fosforilada, resultando numa substância chamada fosfato de creatina ou simplesmente PCr.

Ao treinamos, gastamos vários ATPs (substância que funciona como uma espécie de bateria das células, para armazenar energia). Normalmente o músculo vai fazendo a rapa durante a série, até que atinja seu limite e alcance a fadiga.

Mas é aí que entram em cena a enzima creatina quinase (CK) e o fosfato de creatina: a primeira, quebra a ligação do fosfato da segunda, liberando-o para ser aproveitado no processo de regeneração do ADP, fato que resultará em um novo ATP. Este, por sua vez, estará pronto para ser gasto em mais algumas repetições, prorrogando a fadiga muscular.

Para que fique claro, a suplementação da creatina está aí para auxiliar no processo de disponibilização e “regeneração de energia”, acelerando-o, para que o treino renda mais, digamos assim. Entenda que isso ocorre mesmo em quem não toma o suplemento, porém de maneira mais lenta e limitada, impedindo-o de fazer aquelas repetições extras.
Além disso, a creatina tem também uma característica em comum com o glicerol: retém grandes volumes de água de forma intracelular, ou seja, dentro da célula muscular. Somando estes dois suplementos, teremos um efeito volumizador ainda maior e mais impactante no que diz respeito à performance esportiva.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Glasgow, em 2007, a suplementação conjunta de glicerol e creatina proporciona efeitos sinérgicos. Três grupos foram analisados: (i) Creatina + glicerol, (ii) Glicerol puro e (iii) Creatina pura.

O grupo (i) conseguiu reter 40% mais fluidos corporais que o grupo (iii) e 50% mais que o grupo (ii) durante um período de 7 dias.

-BETA-ALANINA: incluo este suplemento aqui pois também melhora a performance esportiva. Ele não se soma diretamente com o glicerol, mas indiretamente, já que ambos atuam por vias diferentes, mas que no final podem se somar, proporcionando um treino melhor. Vamos aos detalhes:

A rainha da coceira também tem sua própria série aqui no site (clique aqui). Ela se junta à histidina e forma a carnosina, outro importante tampão muscular para combater a acidose do exercício. Ao contrário do bicarbonato, que age tamponando por fora da célula, a carnosina faz o seu serviço por dentro. Sendo assim, temos dois mecanismos que se complementam.

- ÓXIDO NÍTRICO: ele é capaz de relaxar a musculatura lisa vascular, promovendo a famosa vasodilatação. A consequência disto é a maior e melhor circulação sanguínea, proporcionando um aporte nutricional mais elevado aos músculos. Não pretendo discutir a eficácia ou não desses produtos, cito-os apenas para tumultuar. Vejam o motivo:

“Pow Fernandão, aí eu vou tomar óxido nítrico com glicerina... nítrico... glicerina... nítrico... NITROGLICERINA?!?!? EU NÃO VOU EXPLODIR, PORRA?!”

Pois é, seria o pré-treino mais “explosivo” da história, porém, não é assim que se faz essa substância. A nitroglicerina é de fato produzida tendo por base a glicerina, porém, por nitração em condições especiais. Veja abaixo:



Sendo assim, fique tranquilo, já que a única explosão que você conseguiria com eles seria pelo seu orifício anal, ou seja, através de um belo de um peido algumas horas depois da ingestão! Seus colegas de treino que se cuidem...


Ficamos por aqui. No próximo artigo, que será o último da série, discutiremos sobre outras possíveis aplicações do glicerol assim como sobre seus efeitos colaterais. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: conhecendo o glicerol/ glicerol:o pump do capeta e a performance esportiva
- PARTE 2: glicerol e o outro lado da moeda: retirando água da pele/ doses e protocolos de suplementação
- PARTE 3: potencializando resultados: efeitos sinérgicos com outros suplementos;
- PARTE 4:  outras aplicações do glicerol/ efeitos colaterais/ conclusão


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários