ENTENDENDO AS TERMINOLOGIAS – PARTE 4: METABOLISMO, CATABOLISMO E ANABOLISMO

Fala rapaziada!

Esta série estava meio que finalizada, mas resolvi continuá-la por um motivo muito simples: algumas terminologias integrantes do universo da musculação acabaram, por conta do uso indiscriminado e viciado, perdendo parte de seu real sentido.

O maior problema aqui é que as pessoas foram passando adiante estas meias verdades, semeando, ao longo dos anos, diversos equívocos... Vamos começar a entender o que estou querendo dizer?

Mas antes, um recado: peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado!


1. O QUE É ANABOLISMO E CATABOLISMO?

Imagine que você saia perguntando na sua academia o que significam estes termos “anabolismo” e “catabolismo”, inclusive para os instrutores.

Quase 100% das pessoas irão lhe responder:

“Veja bem... Esta pergunta é muito simples... hmmm... Catabolismo é perder massa muscular, queimar a massa; já anabolismo, vem de anabolizante, ganhar músculo, FIKAGRANDEPORRA!!!”.

Vejam só que bela merda! A pessoa começou te enrolando, respondeu com uma meia verdade, cagou na parte do anabolizante e terminou de se esmerdear no final com uma #frasedemoda... 

Caramba, Fernandão! A resposta não está certa? Anabolismo não é ficar bombado?

Calma lá, caro leitor! Vamos por partes, como dizia o famigerado Jack, o estripador. O maior problema aqui é que a pessoa, além de enrolar na resposta, esclarecendo os termos através de exemplos, ainda limitou totalmente o leque de aplicações das palavras.

Querem ver? Imagine que você me pergunte o que significa o verbo lavar e eu responda que “lavar é lavar as mãos”. Bom, mas podemos lavar os pés também, não? A bunda, a casa, o carro, etc. Além disso, lavar significa “tirar as impurezas com água, limpar banhando, etc”. Sendo assim, eu não só não respondi a pergunta, como restringi barbaramente a aplicação da palavra “lavar”.

Comparem este exemplo que dei acima, com as definições de anabolismo e catabolismo que escreverei a seguir e vocês entenderão o real problema de todo este contexto:

- ANABOLISMO: é o conjunto de processos de síntese química que produzimos no organismo, sendo também chamado de fase sintética ou de assimilação. Nele, formamos moléculas cada vez mais complexas através de matérias-primas mais simples.

- CATABOLISMO: é o conjunto de processos de destruição química que produzimos no organismo, sendo também chamado de fase destrutiva ou de eliminação. Nele, formamos produtos cada vez mais simples, partido de um todo mais complexo.

Pegaram o problema? Perceberam que em momento algum eu citei as palavras massa muscular, músculo, gordura, queimar, etc? Além disso, reparem em como, nos dias de hoje, interpretamos estas duas palavras com uma conotação equivocada: todo mundo acha que catabolismo é algo ruim, negativo, do demônio, e anabolismo algo totalmente benéfico, positivo e desejado.

O mais adequado seria interpretarmos, fora de contexto, estes termos com neutralidade, haja vista que podem significar algo tanto positivo, quanto negativo.

Vejamos: anabolismo é legal, certo? E anabolismo de gordura? Anabolismo de gordura significa acumular mais gordura no corpo. Partindo diretamente das definições expostas, é seguir dos ácidos graxos (moléculas mais simples) para aquela banha que você estoca na barriga (moléculas mais complexas).

E catabolismo? Catabolismo é uma merda, certo? Depende... Você não curte catabolizar a sua gordura corporal? Como que você irá baixar o BF sem perder gordura?! No caso, você estará partindo de um todo mais complexo, o seu tecido adiposo, catabolizando-o em moléculas mais simples, que possam ser utilizadas como fonte de energia.


Percebam, então, que não faz o menor sentido simplesmente dizermos que “catabolismo é perder massa e anabolismo é ganhar músculo”, haja vista que estaremos limitando o real sentido destas expressões.

Costurando tudo que foi exposto até agora, temos o anabolismo como um termo que deve ser associado à construção e apenas isto. Pode ser de qualquer coisa, inclusive massa muscular e gordura. Partiremos de um grande número de pequenas peças que, juntas, construirão algo muito maior. Exemplo: 1000 tijolos X 1 muro.

Já ao catabolismo, teremos de associar a ideia de quebrar, reduzir, destruir. Nós já temos um todo formado, no caso, um muro, como citado acima. Nós iremos demoli-lo e ficaremos novamente com os 1000 tijolos. O mesmo valerá (só para agradar a todos) com nossa massa muscular: ela pode ser degradada em pequenas partículas (aminoácidos) para serem utilizadas como fonte de energia.

Agora, vamos a mais uma perguntinha:

2. O QUE É METABOLISMO?

Sinceramente, eu diria que esta pergunta é muito, mas muito, filha da puta. Certamente, você conseguirá travar muita gente com ela. Aposto que bastantes pessoas pensaram que “metabolismo é um troço que eu acelero pra queimar gordura” ou que “metabolismo é digerir e aproveitar os alimentos que consumimos”.

Complicado, não? Percebam como esta maldita modinha que virou a musculação deixou as pessoas bitoladas e reproduzindo besteiras de falsos gurus por aí...

Metabolismo, numa palavra só, é vida. A minha vida, a sua vida, a vida de um animal qualquer. Usando duas palavras, metabolismo é “anabolismo X catabolismo”.

Num linguajar mais descontraído, do jeito que eu gosto, metabolismo é o conjunto de toda esta putaria que foi discutida neste artigo: síntese, quebra, formação, destruição, catabolismo, anabolismo, manutenção da vida.

Isto irá incluir a utilização dos alimentos pelo nosso organismo, o crescimento corporal, a reparação de danos, a confecção de enzimas, a destruição de células velhas, etc, etc, etc. 

Resumindo de forma didática: ANABOLISMO + CATABOLISMO = METABOLISMO.

Podemos pegar esta equaçãozinha e ir além, por exemplo, atribuindo valores numéricos às palavras anabolismo e catabolismo. Vejam:

+10 (anabolismo) + (-6) catabolismo = +4 (metabolismo).
Neste caso, temos que o ser vivo construiu mais do que destruiu. Ele acumulou reservas, aumentou de tamanho e/ou de peso, etc. No caso dos marombeiros, podemos dizer que esta fase representa um programa de bulking.



Continuando, temos:

+3 (anabolismo) + (-6) catabolismo = (-3) (metabolismo).
Aqui, a coisa já foi diferente: o ser vivo mais degradou do que criou, produzindo um estado negativo de metabolismo. Ele pode ter ficado doente, passado por um processo de privação alimentar, etc. em relação aos marombas, teremos desde um protocolo intencional de perda de peso (cutting), no caso de gordura, preferencialmente, até um quadro de overtraining, com o indivíduo catabolizando a massa muscular excessivamente.

Por fim, temos ainda:

+5 (anabolismo) + (-5) catabolismo = 0 (metabolismo).
Esta equação mostra um indivíduo em homeostase, que cria e destrói na mesma proporção. Pode ser alguém que treina apenas para manter, consumindo apenas as calorias necessárias para manter o peso; alguém estagnado ou com má orientação, que faz uma dieta ruim, executa o mesmo treino há meses (mesmo peso, mesma "intensidade", etc), sem alterar nada; ou alguém em overtraining.

OBSERVAÇÃO: tenham em mente que estes números e equações não significam absolutamente nada! Tratam-se de uma simplificação absurdamente grosseira da realidade, com fins meramente didáticos.


3. CONCLUSÃO

Espero que o texto tenha ficado claro e que eu tenha conseguido desmistificar essa maldita ideia de que anabolismo é algo bom e catabolismo é algo ruim. Aprenda a enxergar estas palavras com neutralidade e pare de associá-las apenas ao ganho ou perda de massa muscular.

Agora, você já sabe que catabolizar é reduzir algo grande a algo pequeno, enquanto anabolizar, é fazer algo bem maior, partindo de coisas menores. E o metabolismo é a soma disso tudo, de todos estes processos.


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: SUPINAÇÃO, PRONAÇÃO E OUTRAS  PEGADAS 
PARTE 2: ADUÇÃO/ABDUÇÃO, EXTENSÃO/FLEXÃO, FASE CONCÊNTRICA/EXCÊNTRICA
PARTE 3: MÚSCULOS AGONISTAS, ANTAGONISTAS E SINERGITAS
- PARTE 4: ANABOLISMO, CATABOLISMO E METABOLISMO



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários