TUDO SOBRE O PÓ DE GUARANÁ – PARTE 2

Fala rapaziada!
E aí, curtiram a série? Hoje, antes de encerrá-la, trataremos do efeito termogênico do pó de guaraná, das melhores doses e dos efeitos colaterais. Boa leitura!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

3. SOBRE O EFEITO TERMOGÊNICO

O efeito termogênico do guaraná deve-se, principalmente, às ações da cafeína e das catequinas. Essa segunda já foi mais do que explicada na série “tudo sobre chá verde”, então, caso queira maiores informações, acesse o link, assim deixo o texto mais curto e me faço menos repetitivo.

Dessa vez irei me focar na cafeína. Ela possui uma ótima função termogênica, aumentando a temperatura corporal, fato que provoca o aumento do metabolismo que, por sua vez, tende a gastar mais calorias. O resultado disso você já sabe: emagrecimento e queima de gordura, liberando ácidos graxos como fonte de energia.

Além disso, o pó de guaraná acaba atuando de outras maneiras interessantes: ajuda a controlar o colesterol, modera o apetite (auxiliando o indivíduo a comer menos) e, por fim, ainda impede a entrada de altas doses de glicose na célula, que é o primeiro passo para o ganho de peso.

Da esquerda para a direita sementes descascadas, pó e sementes torradas de guaraná.

Gostaria de citar um estudo onde se usou a combinação de efedrina com pó de guaraná para perda de peso. Faço uma ressalva de que a ela deve ser usada com cautela e, principalmente, com acompanhamento médico, porque o bicho é potente. Nesse estudo, de oito semanas, dividiu-se uma rapaziada composta por 67 pessoas em dois grupos: o do placebo e o que receberia 72mg de efedrina e 240mg de pó de guaraná por dia. Ao final do estudo, o grupo controle havia perdido 0,4kgs, enquanto que o que recebeu a suplementação, 4kgs, ou seja, 10 vezes mais (Boozer e col., 2001).

Acredito que o pó de guaraná é uma ótima pedida para o auxílio da definição/perda de peso/queima de gordura, especialmente se combinado com chá verde e gengibre. Além disso, mostra-se uma solução mais segura, digamos assim, do que a utilização de drogas e/ou suplementos industrializados que contenham, entre outras coisas mais, efedrina e anfetamina.

 

 

4. SUGESTÃO DE CONSUMO

 

Você pode consumir o guaraná em pó de diversas maneiras: diluído em água, sucos, chás, leite, iogurtes, shakes e vitaminas. Eu tomo sempre com chá verde para potencializar os efeitos termogênicos.

Existem também o guaraná em cápsulas (interessante pela praticidade do transporte e manuseio) e concentrado em xarope, coisa que vi há muitos anos atrás. O problema é que assim ele é doce, então não recomendo que se utilize.

“Fernandão, e o refri de guaraná? Posso suplementar com ele???”
Pode sim, filhão, no inferno! Tome umas quinhentas doses antes de ir para lá...

Eu utilizo e recomendo duas colheres de sobremesa por dia, não muito cheias, de manhã em jejum e 30 minutos antes do treino. Lembre-se de que o efeito pode durar por até 6 horas, então não consuma essas duas doses em intervalos menores do que o indicado nem depois do entardecer, para não prejudicar o seu sono. Além disso, tome cuidado para não misturar com café e dar picos gigantescos de cafeína no organismo.

A importância da manhã é manter seu metabolismo em alta desde cedo, te acordar e te deixar com a mente mais clara, ativo, além de gerar um efeito termogênico caso você faça o aeróbico emjejum. O intuito da dose pré-treino é melhorar a performance nos exercícios, retardar a fadiga e proporcionar termogênese.

Como existem alguns efeitos colaterais, recomendo cautela e, caso você pertença a algum grupo que requeira alguma atenção especial, como hipertensos e gestantes, recomendo que converse com um médico de confiança antes de iniciar qualquer suplementação.

 
Guaraná em cápsulas

5. EFEITOS COLATERAIS


O pó de guaraná não é recomendado para pessoas com problemas cardíacos e de hipertensão, por conta da cafeína, que pode acelerar a circulação, forçando o coração e aumentando a pressão do indivíduo. Além disso, ela agrava quadros de gastrites, então, quem sofre desse mal, assim como de úlceras, deve evitar a planta.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem conversar com o médico, uma vez que o guaraná é contraindicado nesses casos.

Um dos problemas mais famosos em relação ao consumo da cafeína diz respeito à insônia: dependendo do horário em que o pó de guaraná for consumido, ele poderá atrapalhar o sono profundo, ou mesmo o leve, prejudicando o seu repouso e comprometendo o seu organismo para o dia seguinte. O que se percebe, nessa brincadeira, é que o indivíduo levantará cansado, e vai tentar caprichar na dose do café ou do guaraná durante o dia, podendo criar, assim, um círculo vicioso e dependente.



Temos também que, no caso de um doente cardíaco, o pó de guaraná poderá mascarar alguns efeitos da pressão, permitindo que o indivíduo vá além de seu próprio limite, forçando demais o organismo, podendo fazer um delicioso pós-treino no hospital ou, pior, no cemitério...

Acredita-se ainda, que o pó de guaraná possa interagir com alguns suplementos (como a efedrina, por exemplo) e medicamentos, tais como anticoncepcionais orais e lítio (tratamento da bipolaridade).

Para encerrar, uma listinha com os principais efeitos colaterais causados pela cafeína: insônia, nervosismo, ansiedade, taquicardia, gastrite, palpitações, perda de apetite, hipertensão e cefaléia.

(Esta série tem duas partes. Acesse a parte 1 clicando aqui.)

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Gostei da dica!
    E se eu misturar Guaraná em pó + Nescafé + Chá Verde? Fica melhor? Ou acaba sendo a mesma coisa?
    Só adicionei o Nescafé além da sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      Colocando nescafé vc estará aumentando a quantidade de cafeína na mistura. Dependendo da dose que vc já consome, pode ser mais ou menos interessante. Recomendo a leitura da série "tudo sobre cafeína" para entender melhor essa questão de quanto consumir por dia.
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço! Fernando Paiotti

      Excluir
  2. Pode se tomar com cenoura beterraba e maçã no pré treino?

    ResponderExcluir

Postar um comentário