TUDO SOBRE O BICARBONATO DE SÓDIO E A ACIDEZ CORPORAL – PARTE 2

Fala rapaziada!

No último capítulo vimos a bagunça que o nosso esporte faz em nosso pH corporal. As dietas ricas em aminoácidos, as hipocalóricas que visam à queima de gordura (cetoacidose) e os treinos intensos (liberando ácido lático) criam um “excelente” quadro de acidificação do organismo.

Os resultados disso são a queda do anabolismo, aumento do catabolismo e do acúmulo de gordura.
Sendo assim, a partir de agora aproveitaremos este contexto para falar sobre o bicarbonato e suas funções do aumento do pH. 

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!


3. CONHECENDO O BICARBONATO

O bicarbonato de sódio (ou hidrogenocarbonato de sódio), cuja fórmula é NaHCO3, já é usado há muitas décadas pelos marombas, sendo inclusive considerado um suplemento old school, mas que, infelizmente, nunca recebeu a devida atenção que merece.


É bastante curioso o fato de ele não ser famoso, especialmente se levarmos em conta seu baixo custo e sua fácil acessibilidade, haja vista que quase todos o tem em casa. Talvez essa falta de informação seja bem do gosto das indústrias de suplementos, afinal, para eles é muito mais interessante que você gaste seu dinheiro com um pré-treino caro do que com uma dose de bicarbonato de sódio que vai lhe custar alguns trocados...

Ele normalmente aparece em pequenas quantidades em nosso sangue e é produzido pelos rins. Tem o aspecto de um pó branco, de sabor, infelizmente, nada convidativo, sendo este um dos principais fatores que desincentivam as pessoas a tomá-lo. Seu aproveitamento pela indústria química é bastante amplo, envolvendo extintores de incêndio, fermentos químicos, antiácidos, desodorantes, entre outras tranqueiras.

No que diz respeito à musculação, o bicarbonato é um importantíssimo tampão extracelular que nosso organismo utiliza para “combater” a acidose corporal. O problema é que, no caso de nós marombeiros, a demanda é maior do que a produção interna.

As principais causas disso são a falta de bicarbonato na dieta, o aumento dos gastos da substância durante o treinamento para dar uma “segurada” no ácido lático e a elevada perda que ele sofre para a urina.
Tendo em vista este cenário, além de outros fatores que irei expor mais adiante, seria interessante pensarmos em sua suplementação.


4. O ÁCIDO LÁTICO E O pH MUSCULAR

Aí está lá você, todo paquitão na academia, fazendo o seu treino. Qual a principal fonte de energia gasta pelos músculos durante os exercícios? O glicogênio. A glicose dele é oxidada e vai fornecer os subsídios para que você realize o seu trabalho muscular. Só que nem tudo são flores, essa reação produz um resíduo, que acredito que quase todos já ouviram falar: o ácido lático.
Como o próprio nome já diz, ele é ácido, ou seja, possui pH baixo (se fosse básico, o ph seria alto (maior que 7)). Sendo assim, durante o exercício, o pH muscular vai ficando ácido, por conta do acúmulo de  H+ (íons de hidrogênio).
Continuando, o meio ácido tem um problema: ele prejudica o seu desempenho ao puxar ferro. Conforme o nível de acidez na musculatura aumenta, inibe-se a atuação de importantes enzimas responsáveis pela “geração de energia”, como a fosfofrutoquinase e a fosforilase. Em outras palavras, presenciamos a fadiga muscular, a queda de rendimento e a impossibilidade de se executar aquela repetição a mais.
Agora, posto isso, vamos chamar o bicarbonato na brincadeira:
Como foi dito acima, ele participa do tamponamento ácido-base no tecido muscular. Isso significa que ela é capaz de atrapalhar/atrasar o processo de acidificação que ocorre por conta do acúmulo de íons de hidrogênio, fato que vai permitir que você tenha maior disposição no treino, pegue mais peso, faça mais repetições, etc., melhorando, assim, seu desempenho como um todo.
Por conta disso que se começou a acrescentá-lo nos suplementos chamados de “pré-treino/pre workout”, que viraram uma verdadeira febre já há alguns anos...
Infelizmente, os melhores benefícios da suplementação estão com a turma dos exercícios de alta intensidade e de curta duração, como nos anaeróbios, não apresentando resultados satisfatórios com os aeróbios.
Rapaziada, só para frisar, já que o assunto é muito importante, temos as seguintes ideias centrais discutidas até agora: os exercícios aumentam o ácido lático, que por sua vez acidifica a musculatura, gerando a fadiga. O bicarbonato vai atuar nesse cenário como tampão, atrasando a acidificação e ajudando a retardar a falha muscular, permitindo, com isso, que se aumente a intensidade nos treinos.
5. A SUPLEMENTAÇÃO E ALGUNS EFEITOS COLATERAIS
A suplementação de bicarbonato de sódio pode não ser tão simples quanto parece. Existe uma série de marotagens para aumentar a sua eficácia, além de diminuir o aparecimento dos colaterais.
O primeiro problema começa na ingestão do produto: quando chega no estômago, o NaHCO3 reage com o HCl do estômago, da seguinte maneira:
NaHCO3(s) + HCl(aq) -> NaCl(s) + H2CO3(aq) -> NaCl(s) + H2O(l) + CO2(g)
Reparem que desta reação, podemos tirar algumas conclusões e tecer alguns comentários:
- A concentração de ácido no estômago diminui: isso pode não ser nada bom caso você tenha muitos alimentos proteicos neste órgão, haja vista que a enzima pepsina, que funciona num pH entre 1-2, não vai conseguir trabalhar muito bem e a sua digestão deste querido macronutriente ficará muito mais lenta, além de prejudicada.
- Formação de gás carbônico (CO2): sua barriga vai dar uma bela de uma dilatada, como no início de uma gestação, mas fique tranquilo, pois você só vai parir a criança mais tarde...

Além da maravilhosa sensação de estômago “inchado”, você também vai arrotar bastante: BURP! BURP! (Acho importante mencionar que há pessoas que chegam inclusive a vomitar por conta do mal estar).
Posto isto, a brincadeira continua pelo tubo digestório: seus intestinos, assim como a flora intestinal, podem não apreciar muito essa bagunça toda e começarão a protestar através de gases e de cólicas. Resultado: chegou a hora de parir a criança, com uma bela má rabugem, também chamada de caganeira, com belos e sonoros peidos.
Porra, Fernandão, então estamos todos fodidos! De que adianta o bicarbonato de sódio ser tão legal se dá tantos colaterais assim?!

Calma! Isso é o que eu irei explicar no próximo artigo da série, até lá!

(Esta série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: parte 1parte 2parte 3 e parte 4.)

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários