TUDO SOBRE O BICARBONATO DE SÓDIO E A ACIDEZ CORPORAL – PARTE 4

Fala rapaziada! Tudo na paz?
Hoje apresentarei alguns estudos comprovando a eficácia do bicarbonato e encerraremos a nossa série.
Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!

7. TESTANDO NA PRÁTICA: PESQUISAS CIENTÍFICAS
Chegou a parte que a galera mais gosta: as pesquisas! Tem cara que gosta tanto que quando bateu o olho ali em “científicas” (do título), já desceu a página correndo!
Prometo que a coisa hoje vai ser light, já que pretendo usar uma abordagem diferente focando em fotos de tabela. Espero também nunca mais usar pesquisas de outros esportes, como as que são feitas com ciclistas, nadadores e maratonistas, haja vista que são esportes que não nos representam. Além disso, nem sempre os resultados com estes caras têm relevância prática para nós. Enfim, fodam-se essas pesquisas, aqui é maromba!
Para começarmos, observe esta tabela retirada do site “ironmagazine.com”. Ela é parte integrante de um estudo (Carr et al., 2013) feito com pessoas que praticam musculação e visou à análise da eficácia da suplementação com bicarbonato de sódio no aumento da performance:

DOSES UTILIZADAS: 300mg/kg, 60 minutos antes do treino.

LEGENDA:
Primeira tabela: SQ – agachamento; LP – leg press; KE- cadeira extensora; a coluna da direita, em %, avaliou a melhora na performance do exercício.
Segunda tabela: na coluna da esquerda, começando de cima para baixo, cada item mediu: pH, concentração de bicarbonato, excesso de base no sangue, concentração de ácido lático.
Pela análise de todos estes resultados, dá para perceber que o bicarbonato melhorou bastante o rendimento do treino (cuidou do pH, aumentou o número de reps, etc.) e realmente cumpriu com o que promete, ao contrário da maioria dos produtos vendidos nas lojas de suplementos...
Outras pesquisas (Fonte: texto intitulado “pH anabolic” do autor Michael Gündill).
- Uma dose de 160mg/kg aumenta o gasto calórico em 10% e a queima de gordura em 18% por 3 horas;
- 12g/dia, utilizados por 15 dias durante uma dieta hipocalórica, aparentemente pouparam 1kg de perda de massa magra, por conta da diminuição do catabolismo e maior gasto de gorduras.
Observem, agora, este outro estudo (Dunkan et al., 2014), que mostra o que o bicarbonato pode fazer por você no quesito “mais repetições”, tanto no agachamento, quanto no supino:
Soda é bicarbonato, ok? Digo isso pra nenhum vacilão achar que os caras mandaram um refri no pré-treino!

8. OUTROS BENEFÍCIOS E CURIOSIDADES SOBRE O BICARBONATO
- A suplementação dá efeitos maiores nos iniciantes e nos sedentários, haja vista que os veteranos do esporte têm maior “habilidade” corporal de lidar com a acidose do exercício.
- O consumo de bicarbonato em competições não é considerado dopping.
- Ele funciona bastante bem em treinos que utilizam técnicas de alta intensidade, como drop-sets, super-sets, rest-pauses, etc. (clique aqui para conhecer a série “técnicas para aumentar a intensidade dos seus treinos – MAIDT”).
- O bicarbonato é utilizado para tratamento e combate ao câncer: as células saudáveis vivem melhores num ambiente alcalino. A acidificação prejudica o metabolismo delas e as envelhece precocemente, beneficiando o desenvolvimento das células cancerosas. Por conta disto, muitos oncologistas têm estudado e investido na suplementação de sais de bicarbonatos com seus pacientes, com resultados interessantes.
9. CONCLUSÃO
Vimos, ao longo da série, que nós marombeiros temos forte tendência a sofrer os processos de acidificação corporal. As consequências disto não são nada boas, haja vista que tal mecanismo tende a aumentar a ação dos hormônios catabólicos, a diminuir a dos anabólicos, a prejudicar a performance esportiva e a queima de gordura.
Para sanar estes problemas, uma excelente pedida é a suplementação dos bicarbonatos, que ajudam a alcalinizar o organismo, melhorando seu desempenho como um todo, inclusive na prevenção de doenças.
Deve-se tomar o devido cuidado para que a suplementação seja bem feita, caso contrário, teremos a manifestação de diversos efeitos colaterais gastrointestinais (“Que menino mal educado!! Não para de arrotar e de peidar!!”).
No que tange à musculação, temos que o bicarbonato funciona como um tampão extracelular, impedindo grandes quedas no pH muscular por conta do acúmulo de íons H+ , oriundos do ácido lático (“resto” do metabolismo da glicose). O resultado disso é o atraso da falha muscular, permitindo que o treino seja muito mais intenso, com maior número de repetições.

Ficamos por aqui. Até a próxima série!
(Esta série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4.)

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Top demais essa série! Eu, como todo marombeiro "pobre" estou sempre em busca de alimentos e suplementos com bom custo x benefício. É pena que hoje seja sábado à noite, mas segunda-feira a caixinha (fechada) de bicarbonato de sódio aqui de casa começará a ser utilizada. Valeu Fernandão! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário