TUDO SOBRE O GLICEROL/GLICERINA E SEU PUMP SINISTRO – PARTE 4

Fala rapaziada!

Hoje, neste último artigo da série, discutiremos sobre os efeitos colaterais do glicerol, além de outras possíveis aplicações deste produto.

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!


6. OUTRAS APLICAÇÕES DO GLICEROL

O glicerol comercial, vendido também sob o rótulo de glicerina, é normalmente obtido através da gordura animal ou dos óleos vegetais, retirando-se os ácidos graxos de suas moléculas de triglicerídeos. Também é possível obtê-lo de derivados do petróleo, mas não sei como funciona.

As aplicações industriais variam muito, podendo envolver explosivos, anticongelantes (reduz bastante o ponto de fusão), cremes, laxantes (isso você já sabe!), antissépticos, xaropes, pasta de dente e como aditivos alimentícios.

Vejam como funciona o metabolismo do glicerol em nosso organismo até que "vire" glicose,

Em relação a este último aspecto, chegamos a um ponto interessante: você provavelmente consome glicerina sem saber.

A indústria panificadora e as docerias costumam utilizar a substância por conta de suas propriedades umectantes, mantendo o alimento com aspecto úmido/molhado/fresco, estável, com um sabor mais doce (substituindo, em partes, o açúcar).

Se você é fã daquelas merdinhas das barras de cereal, você consome glicerina. Para reduzirem o seu índice glicêmico e ao mesmo tempo manterem o aspecto doce e a textura característica, os caras costumam dar uma carregada neste triálcool. Sendo assim, eles podem propagandear seu produto como saudável e o consumidor nem sabe por quê.

Algumas pessoas poderiam pensar em utilizar o glicerol como adoçante, inclusive já vi quem o faça nas tais dietas cetogênicas. O interessante dele é que mexe muito menos com a insulina do que o açúcar comum, não causa cáries e pode ser consumido por diabético, porém, proporcionalmente, para obter o mesmo efeito ao paladar, você estará consumindo muito mais calorias.

Observação: o glicerol e o açúcar têm ambos 4 calorias/grama, mas o poder adoçante do glicerol é 40% menor.



 
7. EFEITOS COLATERAIS

O glicerol não é uma substância que causa muitos colaterais. É possível, especialmente naqueles que estão iniciando o uso, sentir náuseas, dores de cabeça e/ou algum desconforto gastrointestinal.

No que tange à diarreia, tenha em mente que, dependendo de como ele seja administrado, será um poderoso laxante... Como mostrado ao longo da série, isto poderá ou não ser um efeito colateral, dependendo dos seus objetivos.

Se você está atrás de melhor performance esportiva, ganhos em força e elevado pump, aumente a ingestão de água e/ou diminua a do glicerol: essa caganeira é um sinal de que suas doses estão incorretas e de que seu corpo não está sendo respeitado.

Glicerina líquida: aspecto.

8. CONCLUSÃO

Vimos ao longo da série que o glicerol é um importantíssimo aliado para o marombeiro. Ele pode agir de duas maneiras interessantes:

- Para quem está atrás de um pump sinistro, com ganhos de força e melhoras de performance esportiva e no metabolismo celular (com mais síntese proteica), a glicerina é uma boa pedida. Para tanto, ela deverá ser consumida com grandes volumes de água, de acordo com o que foi demonstrado na parte 2 desta série.

- Se, por outro lado, você está atrás de perder aquele líquido intersticial que embaça a sua definição, o glicerol também dará conta do recado, desde que consumido sem água. Tome bastante cuidado pois seu efeito laxativo é bastante grande.


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: conhecendo o glicerol/ glicerol:o pump do capeta e a performance esportiva
- PARTE 2: glicerol e o outro lado da moeda: retirando água da pele/ doses e protocolos de suplementação
- PARTE 3: potencializando resultados: efeitos sinérgicos com outros suplementos;
- PARTE 4:  outras aplicações do glicerol/ efeitos colaterais/ conclusão


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Professor, a respeito da eliminação hidrica, qual seria o protocolo? Não ficou claro pra mim. Obrigado e parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa, por quanto tempo administrando essas doses diárias seria interessante para secar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala felipe. o protocolo que usei com alunos foi usar a mesma dose da do pump, porém, sem diluir naquele monte de água. um cara usou em um copo com um pouco de água, por exemplo.

      mas essas coisas são pontuais. vc não vai ficar administrando isso constantemente. o que vai secar é a dieta. o lance do glicerol é mais para um toque final mesmo, pra retirar a água subcutanea.

      abs

      Excluir
  3. Opa Fernando ótimo post, só fiquei com uma duvida, procurei aqui na minha cidade Natal/RN pela glicerina para bolos mas não consegui encontrar, estava faltando em todos os lugares que fui, sei que tem a glicerina que é vendida na farmácia essa também pode ser usada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jorge. Essa glicerina é para uso externo e teoricamente não deveria ser ingerida.Já vi pessoas que usam deste tipo de farma, porém, não recomendo.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta Fernando vou dá mais uma procurada por aqui pela comestível.

      Excluir
  4. Ola Fernando, eu tenho um duvida quanto ao Glicerol... Sei que existe a Glicerina (que seria o glicerol puro), o monoestearato de glicerina (GMS) ( que seria uma variação bastante usada em pré treinos ) e agora tem também o Hydromax (que parece ter sido patenteado pela Glanbia...). Esse hydromax diz que é mais concentrado EM RELAÇAO A QUANTIDADE DE GLICEROL (65%) do que o monoestearato de glicerina (GMS) (5% a 12%). Fica aqui minha duvida, a glicerina (vegetal, bi-destilada, destilada) que seria a glicerina com altos níveis de glicerol <90%, é ainda a melhor opção para o consumo do Glicerol ? ou seria o hydromax em dosagens de 1,5g/kg(corporal) uma dosagem e opçao equivalentes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Já vi essa aí e, sinceramente, acho que o custo benefício ainda é bem melhor com a tradicional. Não vejo necessidade de investir nesses produtos ditos "melhores/mais potentes", e isso não se relaciona apenas ao glicerol, mas a qualquer outro, se seu foco não é alto rendimento esportivo (especialmente foco competitivo). Mesmo porque, a maioria deles, não passa de grande marketing pra vender algo que nem tem eficácia comprovada.
      Abraços

      Excluir
  5. Ola Fernando. Fiquei com uma dúvida...Ao ingerir a glicerina bi destilada, não poderia aumentar os níveis de triglicérides no sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu diria que não pois quem nosso organismo sintetiza glicerol normalmente, sem problema algum, não sendo ele o fator limitante para a formação de triacilglicerol/triglicerídeos/TG.

      Consumi-lo de forma exógena, ou seja, por suplementação, não vai aumentar TG no seu corpo.

      Vale mencionar que essa síntese ocorre dentro das células, como adipócito (cel. que armazena gordura) e céls do intestino que absorvem o alimento, por exemplo, e não no sangue.

      Excluir
  6. olá, muito obrigado pelas informações, gostaria de saber se a glicerina não quebraria a cetose numa dieta low carb. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Eduardo!
      Com esses níveis de consumo, acredito que vc pode ficar tranquilo quanto a esse aspecto.

      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. As consultorias estão com desconto esse mês. Forte abraço!

      Excluir
  7. Otimo post. agora, 2018, ta o boom da glicerina haha. se tiver alguma atualização ou relato. vou começar a utilizar no padrão tenho medo da caganeira. otimo blog

    ResponderExcluir
  8. Faço uso do medicamento salbultamol que é um broncodilatador pois tenho asma induzida pelo exercício que é ciclismo de estrada.Posso usar o glicerol? e a dosagem para meu esporte seria a mesma que mencionou antes 1g/kg?

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem? Usei por 5 meses e gosto muito, porém estou com muitas espinhas, acredita que pode ser um efeito colateral da glicerina?

    ResponderExcluir

Postar um comentário