OVOS, ALBUMINA E MUITAS POLÊMICAS – PARTE 6

Fala galera!

Hoje, no último artigo da série, vamos terminar de estudar a suplementação com albumina, falando sobre os principais momentos do dia para consumi-la e de seus efeitos colaterais. Boa leitura!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

B. SOBRE AS DOSAGENS E MOMENTOS DE CONSUMO

A seguir, irei citar os principais momentos do dia em que as pessoas costumam suplementar com albumina e tecerei alguns comentários em cada um:

- AO ACORDAR: é fato que ao acordar, nosso organismo encontra-se debilitado por conta do longo jejum e o catabolismo pode ser alto. Faz-se de extrema importância uma refeição bastante balanceada neste momento, especialmente com proteínas de rápida assimilação, como o whey, e carbos simples, como açúcar mascavo, dextrose ou frutas (minhas preferidas). Julgo de grande importância, também, que se consuma uma proteína de assimilação mais lenta, que formará uma espécie de mix proteico com o whey e garantirá aminoácidos na corrente sanguínea por muito mais tempo. A melhor pedida seria o ovo.

Por fim, recomendo vivamente a ingestão de carbos complexos, com destaque total para a aveia. Caso não consiga comer os ovos, por indisposição matinal, pressa ou frescura, a albumina poderá ser uma interessante aliada.

Outra coisa importante de se mencionar é que o ovo, se consumido de manhã, ajuda a aumentar a sensação de saciedade do organismo, diminuindo seu apetite para as refeições subsequentes. Isso ocorre pela grande afinidade do alimento com a grelina, hormônio relacionado à famosa “estou barriga cheia”.

Ovos e albuminas
- ANTES DO TREINO: as melhores pedidas para um pré-treino são um termogênico (de preferência natural), glutamina e BCAAs. Não recomendo que se use proteína, muito menos carbos.

Faça uma refeição sólida uns 90 minutos antes de treinar e ponto final, você já estará mais do que pronto para destruir. Caso queira, mande as outras coisas que liberei 30/45 minutos antes de treinar. Por que falo isso? Mandando um pré-treino de carbos e proteínas, você fornecerá energia para o corpo e este não precisará gastar nenhuma reserva durante os exercícios, ou seja, queima zero de gordura. Para quem quer definir/ baixar o BF (body fat), isso seria uma bela vacilada.

Caso seu objetivo seja hipertrofia, poderíamos até estudar o caso, mas acho bem melhor segurar essa grana que você vai gastar com pré-treino para fazer um pós muito melhor. Muitos poderão discordar, a polêmica aqui é grande, mas essa é a minha opinião.

DURANTE O TREINO: aqui então nem se fala, não recomendo nada além de água.

- DEPOIS DO TREINO: o mais usado é o whey protein, por conta de sua rápida assimilação, mas para quem está com a grana apertada, a albumina seria uma boa pedida. E cá entre nós, no final, proteína é proteína, cedo ou tarde vai ser digerida e vai liberar aminoácidos no corpo... Eu, particularmente, como peixes, frango, ovos ou carne depois de treinar...

Há quem misture whey e albumina no pós-treino, pelos motivos que expliquei no item “ao acordar”.

- ANTES DE DORMIR: como citei no subcapítulo “A”, a albumina, pela sua moderada assimilação, é mais útil que o whey na suplementação feita antes de mimir. Pelo seu baixo custo, mostra-se superior à caseína, também.

- ENTRE AS REFEIÇÕES: você poderá tomar albumina durante qualquer outro momento do dia para acrescentar mais proteínas na dieta. A importância disso seria ajudá-lo a alcançar o patamar de 2-3g de proteína/kg de peso corporal por dia.



"Beleza, Fernandão, mas e em relação às doses? Quanto devo tomar?"

Se você for tomar a albumina pura (sem outra proteína), mande porções entre 30 e 40 g; caso faça um blend proteico, 20g já estão de bom tamanho. 


C. EFEITOS COLATERAIS E RECLAMAÇÕES

Os maiores problemas quando o assunto é suplementação com albumina são:

- Sabor: a mim nunca incomodou, mas gosto não se discute e muitos acham horrível. Nunca provei, já que sempre preferi as naturais, mas sei que existem albuminas com sabor no mercado, o problema é que elas virão com carbos ou muito sódio, e isso poderá atrapalhar a sua dieta, além de alterar a pureza do produto. Recomendo, para quem tem algum problema com esse suplemento, que o tome com leite gelado e/ou frutas.

- Falando no sódio: preste atenção nos rótulos e nos alimentos que você tempera com sal, haja vista que a albumina é rica em sódio (contém cerca de 350mg por 30g do produto). Digo isso pois poderá atrapalhar a sua definição, com a retenção de líquidos, além de piorar possíveis quadros pré-existentes de pressão alta ou cálculo renal, por exemplo.

- Preparação: outro problema da albumina é que ela empelota na hora de fazer o shake: não basta colocar água no copo e acrescentá-la, pois não se conseguirá fazer a mistura.

- Flatulência: “Nossa, o que é isso?” É uma forma mais pomposa, digamos assim, de se referir ao peido, pum, bufa ou rojão. É bastante normal que a pessoa tenha problemas com gases ao consumir a “destruidora de relacionamentos” (outro nome da albumina), e a tal da flatulência aqui não é brincadeira não: dá para esvaziar uma sala de cinema e nocautear qualquer pessoa num raio de 3 metros ao redor do orifício por onde o gás tóxico saiu. Portanto, muito cuidado ao arriscar um “inocente” peidinho, já que ele poderá se tornar uma catástrofe...


É importante que se diga que o problema não acontece com todos e, quanto aos felizardos, fiquem tranquilos, pois ele tende a se normalizar com o tempo. Um método bastante eficaz para resolver a vida dos peidorreiros seria o de consumir albumina junto a um iogurte. Tal fato diminuirá aquela fermentada bonita: quem experimentou, comprovou!  

- Fígado e rins: relatou-se que o uso prolongado e abusivo de albumina pode causar alterações renais e hepáticas, portanto, tome cuidado e tenha em mente que tudo em excesso pode fazer mal! Na verdade, acredito que boa parte do problema não é com o ovo em si, mas com os riscos que o consumo excessivo de proteína (de qualquer fonte) pode trazer ao organismo...

De qualquer maneira, recomendo que não se utilize a albumina por mais de três meses seguidos, nem por mais de duas doses por dia. Atingido o prazo, pare por umas semanas e só depois volte a usar. Sem stress, digo isso mais por excesso de zelo com o leitor do que por possíveis riscos à saúde que ela poderá causar, já que as chances seriam bem pequenas.

D. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A albumina é uma ótima opção para quem não consegue comer muitos ovos e/ou não quer se aventurar a comer ovos crus, o que de fato acho arriscado. Além disso, para quem se encontra em alguma dieta ou sofre de algum tipo de restrição alimentar por problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares, por exemplo, consumir albumina em pó mostra-se uma excelente opção, pois você não desperdiçará seu dinheiro jogando as gemas fora.

Já me perguntaram se a albumina engorda. Confesso que achei a pergunta estranha, mas em todo caso, vamos responder: você estará consumindo uma ótima fonte de proteína, sem gordura. Tal fato, aliado a uma dieta balanceada e com a prática de exercícios físicos frequentes, irá ajudá-lo a ganhar massa magra, ou seja, músculos.

Para encerrar, fique atento às quantidades de sódio e carbos no produto: prefira as naturais, sem adição de tranqueiras, assim você não prejudica o andamento da sua dieta, nem a sua saúde.

Espero que tenham gostado da série,
forte abraço!



ATENÇÃO: Essa série contém 6 partes. Continue a leitura acessando: 
- parte1: ovos – as maiores vítimas da hipocrisia alimentar humana;
parte 2: tudo sobre ovos: composição, nutrientes, tipos, compra e armazenamento; 
- parte3: sobre o colesterol e suas polêmicas;
- parte4: sobre o polêmico consumo de ovos crus;
- parte5: ovos pasteurizados e albumina;
parte 6: suplementação com albumina.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Queria comprar a albumina, mais fiquei com medo depois que li sobre o figado e rins. Será que é tão ofensivo assim. E agora compro ou não compro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia adora fazer alarde sobre tudo para polemizar e vender notícia.
      A maioria das pessoas que escreve, incluindo para sites e blogs de musculação, não sabe bosta nenhuma e apenas ajuda a propagar desinformação e polêmicas...

      Se vc comprar albumina estará consumindo clara de ovo em pó. Por que isso faria mal para uma pessoa saudável? Esse lance de rins e fígado é por conta do metabolismo proteico, incluindo a excreção de nitrogênio, porém, se a ingesta diária não for bastante exagerada por um longo período e se vc não tiver nenhum distúrbio renal ou hepático, não vejo problema algum em consumir albumina ou qualquer outro alimento ou suplemento rico em proteínas...

      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço!

      Fernando Paiotti

      Excluir

Postar um comentário