OVOS, ALBUMINA E MUITAS POLÊMICAS – PARTE 1

(Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.)

Fala, galera! Tranquilidade?

Inauguro hoje, com a maior satisfação, uma série exclusiva sobre o estudo dos ovos. Tudo o que você sempre quis saber sobre eles será encontrado neste e nos próximos artigos. Mas antes de mais nada, gostaria de alertá-los de que a leitura só será totalmente proveitosa para os que leram a série “DENÚNCIA: alimentos industrializados estão destruindo nossa vida”, com destaque para os episódios 3, 4 e 5. Então, caso não tenha lido, pare por aqui e vá atrás desses artigos aqui no site (clicando nos links acima ou acessando pelo menu: seção alimentação) e volte outra hora.

Para os que já leram... epa, epa, parou, parou... eu sei que tem gente que ignorou o que falei e continuou a leitura mesmo assim... pow, vai lá, leitor, na boa mesmo. O que já expliquei naqueles episódios, passarei batido aqui, pois presumirei que você já sabe. Na verdade, faço questão de deixar quem não leu de fora, só para sacanear o sujeito! Vai, sai pra lá!

Mas enfim, vamos estudar detalhadamente o ovo, suas partes e principais componentes, formas de consumo e armazenamento, suplementação com albumina, aproveitamento da casca e, o melhor de tudo, as principais polêmicas que cercam os temas: consumo de ovos crus, colesterol elevado, não absorção de biotina e alergias.

Além disso, você aprenderá tudo sobre a criação de galinhas e como montar uma granja de sucesso!!!!

Criação de galinhas? Granja? Sucesso?!?! “!!!!”? Que porra é essa, Fernandão?”

Ok, não está mais aqui quem falou... Não sabem o que estão perdendo... 

Antes de iniciar a série propriamente dita, gostaria de fazer uma pequena introdução para abrir a sua mente e te fazer refletir sobre todo este contexto.

Seria esse o vilão ou...

1. OVOS: AS MAIORES VÍTIMAS DA HIPOCRISIA ALIMENTAR HUMANA

Para mim, a palavra chave sobre o estudo dos ovos é HIPOCRISIA. É impressionante o quanto se malha/esculacha/humilha o ovo, sendo que o coitado não tem culpa alguma, na verdade ELE é a vítima!

Nossa! É cada uma que as pessoas saem reproduzindo, sem nem pensar direito: ovo mata, faz mal para o coração, dá colesterol alto, dá câncer, não pode comer a noite, dá caganeira, é enriquecido com ômega-3, tem hormônio!  

É tanta merda que fica até difícil escrever mantendo a neutralidade... são uns papos que realmente irritam. O que eu mais gostaria que você absorvesse de conhecimento desta série, e por isso faço esta introdução, é que talvez você tenha uma visão distorcida sobre este alimento...

Uma das principais mensagens que tentei passar na coletânea “denúncias sobre alimentos industrializados” é que tentam fazer o possível e o impossível para complicar a nossa alimentação: quanto mais o homem se intromete nos hábitos alimentares, tentando modificar ou introduzir coisas novas, mais ele prejudica a saúde da população. Isso é fato, provei de forma impiedosa através daquela série.



Com o ovo, um dos alimentos mais completos e saudáveis que existem, não seria diferente. A caça às bruxas foi, e ainda é, absurdamente violenta contra ele... impressionante! A lavagem cerebral foi muitíssimo bem feita. Quer ver? Alguém aqui vai ter pesadelo à noite, pirar, chorar, estremecer, dar pitizinho, aiai uiui, caso veja uma criança tomando refrigerante, comendo salgadinho e sorvete cheio de cobertura e escutando Justin Biber (é assim que escreve?)? 

Acredito que ninguém falaria nada, no máximo pediria para o menor desligar o som. Pois bem, mas e se o pobre coitado estivesse batendo uma pratada com 5 ovos cozidos?? "Meu Deus!!! Não fala essa palavra... ovo...Que horror!! Você não tem pena de falar isso de uma criança, Fernando?! E o colesterol?! Coitadinho do menino vai perder o coraçãozinho, tchuqui tchuqui".

Pois é, comer LIXO pode, mas comida não, né?! Curioso isso... Meter cereal matinal (lembram do episódio 1: a ameaça matinal?) cheiinho de açúcar no garoto pode (o legal é que já dá aquela incentivada na diabetes e no pico de insulina desde cedo!), mas dois ovos cozidos não pode porra!!, sai pra lá (fazendo sinal da cruz)!

Salgadinho sabor churrasco de lagosta ao molho Uzbequistão à cigana pode, com uma gordurazinha trans então, huuummm que sabor!! Até babei no teclado! Ah, faltou o refri! É gostoso porque com ele já damos mais 9 colheres de chá de açúcar por lata para a criança! Mas e um omeletinho (com gema, é claro) com cottage e cebola? "Saí fora, seu animal!! Vai encher o menino de COLESTEROL!".

Bom, dava para ficarmos até amanhã zoando nesses exemplos, mas já deu para pegar a ideia, certo? Brincadeiras à parte, você tem que reconhecer que tais historinhas, mesmo que caricaturadas, são a mais pura realidade. Nossa, o que meu pai me enchia por comer ovo... principalmente à noite: “faz mal, moleque”... mas não perdia uma cerveja com os amigos. Aí tudo bem!

... ou seriam esses aqui, os verdadeiros vilões?

Tudo isso só mostra o quanto o ovo é vítima da hipocrisia humana. Pare com esses lances de colesterol! Não é porque você quer emagrecer ou que tem riscos de desenvolver problemas cardíacos, que tem que parar de comer ovo! 

Impressionante como ele é sempre o primeiro alimento a ser excluído da dieta! Na verdade, você tem que excluir a porcaria do fast food e da comida industrializada! Quem tem uma dieta balanceada e natural e pratica alguma atividade física, não tem motivo para ter medo de nada, a menos, é claro, que você tenha nascido com algum problema metabólico/ digestivo/ alérgico/ genético, sei lá, alguma condição especial. A culpa por você ficar doente ou ter problemas alimentares é da indústria alimentícia, do nutricionismo e dos SEUS próprios hábitos.

Imagine, em termos evolutivos, o quanto que a natureza influenciou na criação dos ovos. Ele é um alimento completíssimo, harmônico, saudável. Não é apenas uma reunião de vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras, mas sim um conjunto com uma razão de ser. A harmonia é tamanha, que se você analisar a clara do ovo, verá que ela atrapalha a absorção de biotina pelo organismo, mas, por outro lado, a gema é riquíssima nesta substância, ou seja, uma coisa “anula” a outra. Além disso, a lecitina presente na gema atrapalha a absorção de colesterol pelo organismo. Você percebe que tudo ali tem um motivo para existir? São coisas que se completam e não que apenas se somam...

Entende o erro que pode ser separar a gema da clara? A gordura da gema também é boa para a saúde, afinal, nosso organismo necessita dela para produzir, entre outras coisas, hormônios. Mas trataremos sobre essas situações mais adiante, fique tranquilo.

Concluindo: ovo não é só colesterol, ovo é ovo. Além disso, ele não é o vilão, mas sim uma vítima, já que os culpados são a hipocrisia humana e os péssimos hábitos alimentares que fomos desenvolvendo nas últimas décadas, vitimados pela era do nutricionismo e pela industrialização de alimentos.

Este foi apenas um texto introdutório, no próximo artigo, começaremos a série para valer. Espero que tenham gostado e que reflitam.





ATENÇÃO: Essa série contém 6 partes. Continue a leitura acessando: 
- parte1: ovos – as maiores vítimas da hipocrisia alimentar humana;
- parte 2: tudo sobre ovos: composição, nutrientes, tipos, compra e armazenamento; 
- parte3: sobre o colesterol e suas polêmicas;
- parte4: sobre o polêmico consumo de ovos crus;
- parte5: ovos pasteurizados e albumina;

- parte 6: suplementação com albumina.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Fala Fernando,esse post realmente me fez pensar creio que muitos pensaram o mesmo,como que tudo que você falou é a mais pura verdade,mas passa despercebido dos olhos de muitos.Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alex. agradeço-lhe.
      Pois é, as pessoas se prendem a alguns dogmas, sem parar para refletir a respeito, e vão apenas disseminando a desinformação. No caso do ovo, é ainda pior, pois o condenam gratuitamente...
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário