MANUAL DE TREINO PARA TRAPÉZIOS MONSTRUOSOS – PARTE 2

Fala rapaziada!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


CAPÍTULO 3: TREINAR TRAPÉZIO COM OMBRO OU COM COSTAS?

Xii... essa é manjada também, heim!? Eu sei, mas não podia ficar de fora. Bom, vou dividir a resposta em três times.

1-)O time dos ombros defende que:

- O músculo é mais recrutado nesse tipo de treino, por conta dos outros exercícios da rotina;

- Faz mais sentido: visão de que o trapézio e os deltoides formam um conjunto.

- Treinar trapézio com costas pode sobrecarregar o músculo e causar overtraining. Então o ideal seria treiná-lo com os ombros. (Discordo. Péssima justificativa).

- Não sabia que se podia treinar trapézios com costas... (xiii ta mals heim, filhão!)

2-) O time das costas defende que:

Faz mais sentido treinar traps com costas, uma vez que a grande maioria das remadas, que são movimentos que funcionam de baixo para cima, acaba solicitando os trapézios, então o certo seria treinar todo mundo junto. Além disso, já vi argumentos no sentido de que os ombros são músculos pequenos e mais fáceis de overtreinar, sendo mais indicado treinar trapézio com costas.

3-) O time em que eu jogo: (Uiiii! Sabia, Fê, quer dizer que essa coca é fanta então?!)

Defendo que não há regra aqui: tanto faz. Os trapézios são um músculo complexo, de três partes. São recrutados em mais de um treino. Não dá pra treinar costas de forma séria sem utilizá-los. E o mesmo vale no treino de ombros.

Prefiro que você teste nos dois treinos, e vá alternando. Defendo, inclusive, que treine trapézio duas vezes na semana por um tempo (geralmente é o que eu faço e mais gosto). Procure sempre variar. Um estímulo diferente desses, uma sobrecarga a mais, pode fazer toda a diferença. Mas faça variações com inteligência! Se está tendo bons resultados, mantenha-os até que estacionem. Em time que está ganhando não se mexe.

O que eu quero é que você não fique preso, nem seja manipulado por desinstrutor nenhum te criticando por treinar assim ou assado, te fazendo lavagem cerebral. Só gostaria de fazer três comentários antes de passar para o próximo capítulo:

Primeiro: no capítulo 6 desta série eu irei prescrever uma porção de treinos infernais para o trapézio, algo como uns 20 treinos, um mais barra pesada que o outro, para que a cada treino separemos os meninos dos homens, quem malha de quem treina pesado. Alguns destes treinos farão mais sentido se você juntar deltoide e traps no mesmo dia. Outros treinos farão mais sentido se utilizar costas e traps conjuntamente. Essa seria a única maneira de eu te limitar, de resto, treine como achar que dá mais resultados.

Segundo: se os seus ombros são pequenos e suas costas já apresentam um nível de desenvolvimento legal, NÃO treine trapézios e ombros no mesmo dia! Digo isso já que você terá que se dedicar o máximo que conseguir no trabalho dos ombros, terá que dar o sangue, treinar redobrado, sendo que no final do treino estará tão esgotado que não treinará trapézios com a intensidade com que deveria. E o contrário também é verdadeiro: deltoide grande + costas pequenas = traps no dia de ombros. Simples assim. “Ah, mas eu estou pequeno de tudo, sou maior franguinho!”, então tanto faz onde você vai encaixar esse treino: com costas, com ombros ou com os dois.
"Ah, mas eu estou pequeno de tudo, sou maior franguinho!"

Terceiro: devo treinar o trapézio antes ou depois de treinar ombro/costas? A pergunta é válida e não tem uma resposta certa ou errada. Só gostaria de te dar uns conselhos: uma vantagem de treinar traps ao final do treino é que a musculatura da região já está mais do que aquecida, então você já pode chegar arregaçando nos pesos, fazendo um treino legal, pesado, com menores riscos de lesão. Só que temos aqui uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que o músculo está bem aquecido, ele também já estará bem desgastado, assim como você, e o treino não será grandes coisas.

Então, caso sua prioridade hoje seja ter trapézios muito bem desenvolvidos, caso esse seja o grupo muscular que mais deixa a desejar no seu corpitchos, você poderia colocá-lo no início das rotinas de costas ou ombros para garantir que irá treinar com o máximo de dedicação, utilizando o princípio da priorização. Mas saiba que tal decisão poderá influenciar diminuindo o desempenho do grupo muscular que será treinado na sequência. Na hipótese de seus ombros e costas serem seus pontos fracos, recomendo deixar o trapézio para o final. Caso queira crescer todo mundo junto, sem destaque para ninguém, sem ponto fraco algum, recomendo que varie as rotinas, ora priorizando os traps, ora priorizando os outros. Fica a seu critério escolher e não há certo ou errado, existe apenas o mais indicado e o menos indicado, neste caso.


Tranquilo até aqui? Então te vejo no próximo capítulo, que tratará sobre exercícios para o trapézio e já adianto: quem ler, vai se surpreender.

ATENÇÃO: Essa série contém 5 partes. Continue a leitura acessando: 
parte 1: capítulo um (um pouco de anatomia) e capítulo dois (será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular?);  
parte2: capítulo três (treinar trapézio com ombro ou com costas?); 
parte 3capítulo quatro (que exercícios utilizar);
parte 4capítulo cinco (macetes e conselhos para um treino de verdade);
parte 5capítulo seis (rotinas de treino) e capítulo sete (bate-papo final).



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários