DENÚNCIA: ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ESTÃO DESTRUINDO NOSSA VIDA : EPISÓDIO II – Ataque dos refinados

ATENÇÃO! Essa série conterá cenas fortes, irei mostrar como você destrói sua saúde, semeando futuras doenças sem nem mesmo saber. Caso tenha medo da verdade, medo de melhorar sua qualidade de vida, medo de melhorar sua aparência física e prefira continuar vivendo totalmente alienado e feliz, não continue a leitura! Recado dado...

Fernando Paiotti.

Fala, galera? Tranquilidade?
Depois de receber muitas ameaças, por telefone de madrugada e por emails carinhosos, além de tentativas de subornos para eu me calar, volto inabalado e intocado com um único objetivo em mente: continuarmos nossa série de DENÚNCIAS!

 Mais uma vez, prendam a respiração, tampem o nariz e, quer saber leitor? Semana que vem, traga uma máscara, vai ser melhor para te proteger do fedor que está por vir. Com vocês, a bomba número 2! Puf, soltei:

BOMBA 2: A Revolução Industrial: alimentos integrais X refinados
Antes de tudo, vamos falar um pouco de história. Prometo que serei breve ok? A Primeira Revolução Industrial ocorreu no século XVIII (entre a segunda metade do século XVIII e início do século XIX, para te ajudar: entre 1760 e 1820-40). Avanços tecnológicos da época possibilitaram uma produção em maior escala, em outras palavras, percebeu-se na época uma transição do trabalho artesanal, para o trabalho maquinário. Para encerrar, de forma bem resumida, tivemos as seguintes ideias nesse contexto todo: máquina a vapor, fonte de energia mais usada – carvão, destaque para produção de ferro e indústria têxtil.

Ufa! Pronto, pronto, passou! Eu adoro história e geografia, mas sei que muitos não curtem, por isso quis te poupar, mesmo porque, assim não fugimos muito do tema.

Outro fenômeno da época, que começou a crescer e nunca mais parou, foi o refino/polimento de alimentos. No que consiste esse lixo? De forma bem simples, consiste em se retirar a casca dos grãos (nutrientes). Tirando a casquinha e fazendo alguns outros processos, acabamos deixando o alimento branquinho, ou seja, retiramos todos os nutrientes e deixamos apenas a energia, concentrada. A partir de 1870, já na Segunda Revolução industrial, os processos de refinamentos tornaram-se ainda mais eficazes. 

Compare o açúcar mascavo com o branco, farinha de trigo X farinha de trigo integral, xarope de milho X milho, arroz branco X integral, pão “normal” X pão integral. Qual a diferença? Ah... o primeiro time é branco; o segundo, é amarronzado. Ok, sua resposta está certa, no entanto, se a única diferença fosse essa, eu não estaria escrevendo este texto.

Essa diferença é percebida pela visão, mas agora pergunto: e para o nosso corpo, quando engolimos esses alimentos, qual a diferença??? TODA! Esses refinados, branquinhos, são totalmente diferentes dos integrais nos quesitos digestão, metabolismo e saúde.

Refinados
Integrais



O alimento integral, inteiro, completo, é daquela maneira por uma razão de ser. Não foi à toa que diversas civilizações desenvolveram-se e evoluíram graças ao consumo de determinados alimentos por milênios. Para que vc tenha uma ideia da gravidade do problema, com o refinamento (retirada das casquinhas) temos a perda de vários nutrientes, como ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B. Cito estes três, pois são exemplos muito clássicos, ok?

Um refino avançado da farinha de trigo retira: o farelo do grão de trigo, riquíssimo em fibras; o germe de trigo, rico em óleo, vitaminas B, antioxidantes, proteínas, ácido fólico, carotenos, ácidos graxos ômega-3 (viu o que contém a tal “casquinha”). Além disso, temos uma mudança na digestão, assim como no nosso metabolismo, já que estaríamos comendo apenas “energia concentrada”.  

Pronto, cheguei aonde queria. Já preparei o terreno para nossa discussão de hoje. Prontos para o início das DENÚNCIAS?

Por que se começou a refinar os alimentos em maior escala naquela época e nunca mais se parou, pelo contrário, só se aumentou?

Tal prática tinha por intuito melhorar o abastecimento de comida nas cidades. A população urbana começou a crescer por conta das fábricas, logo, o número de consumidores de alimentos também aumentou. Acontece que alimentos integrais não foram concebidos para serem armazenados por longos prazos, nem para serem transportados por longas distâncias, pois estragam com facilidade. Além disso, são mais atacados por pragas como insetos, bactérias e roedores. Para você ver como os animais são mais espertos que nós: eles preferem os alimentos integrais, justamente por serem mais nutritivos.


Sendo assim, começou-se a aperfeiçoar técnicas de refino para retirar os nutrientes dos alimentos, deixando apenas as calorias vazias, ou seja, energia em forma de açúcares, de modo que eles não mais se deteriorassem com facilidade. O prazo de validade seria maior, os riscos de pragas seriam menores, o transporte e a estocagem ficariam otimizados, o preço dos alimentos seria proporcionalmente mais baixo, devido à concentração de calorias. Explico: se antes, com 1 real você comprava 1 pão e consumia x calorias, agora você compraria um pão, também por 1 real, mas consumiria 2-3X calorias. Esse benefício do preço na verdade é apenas aparente, como vcs perceberão adiante.

Tome DENÚNCIA: você acredita que na época não se sabia, como até hoje também não se sabe, tudo o que a casca de alimentos como o arroz contém? As indústrias alimentícias tomam decisões, aplicam-nas e tentam contornar os problemas gerados! Acredite se quiser, se for pra prejudicar a sua saúde, ela VAI prejudicar! Vão esperar você ficar doente para só depois corrigir as falhas.

Explico melhor: com o refinamento de alimentos percebeu-se que algumas pessoas começaram a desenvolver pelagra e beribéri. Essas doenças decorrem da falta de vitaminas B, ou seja, na casca do alimento havia vitamina B e retiraram, precisarão, então, colocar na fórmula a partir de agora. Notou-se também que aumentaram os casos de anemia, ou seja, retiraram o ferro do alimento... simples: basta acrescentar. Pegou a ideia? Primeiro eles fazem uma experiência com a gente. Depois observam as doenças que geraram, fazem uns estudos e corrigem o problema acrescentando nutrientes sintéticos. Que lindo, nossa saúde é brinquedo mesmo... E gostaria de deixar claro: não basta pegar um alimento “estragado” pela indústria, e acrescentar nutrientes com a esperança de que se crie algo bom, porque tal objetivo não será alcançado, afinal, a natureza levou centenas de milhares de anos para aperfeiçoar o que comemos. Até hoje não se percebeu que “os alimentos são mais do que a soma dos nutrientes que os compõem”. Reflita sobre isso.

Mas guardei o melhor para o final. E o Oscar de melhor sacanagem da indústria de refinamento vai para... mexer com o metabolismo das pessoas!!!! Clap, clap, clap!

Como disse, o alimento existe como um todo, é um conjunto com uma razão de ser. Ao se tirar a casca do arroz, por exemplo, deixaremos apenas o carboidrato para ser consumido. É uma forma de se concentrar a energia no alimento. Isso serve para baratear os preços, mas acaba aumentando o IG- índice glicêmico.

Com isso, estaremos comendo carboidratos puros, que podem ser rapidamente digeridos e assimilados, já que a fibra que deixava a digestão mais lenta foi retirada, fazendo com que a glicose caia rapidamente na sua corrente sanguínea e te dê um pico elevado de insulina, sendo que esta, por sua vez, não será capaz de processar toda essa glicose, o que provocará diabetes tipo-2 a longo prazo.

Como você poderá não usar/precisar de toda essa energia, ela poderá ser guardada no seu corpo na forma de gordura. Além disso, a energia gerada durará pouco, pois as células irão retirar toda essa glicose de circulação rapidamente, e você sentirá sono e fome depois de um tempinho que comeu. A extração das fibras do arroz, do trigo, etc, impedirão que você tenha sensação de saciedade (barriga cheia) algum tempo após comer. Bom... você vai ter que comer de novo então não? Mas amigo(a), a digestão também será rápida, assim como a subida da insulina, da sensação de sono, e da fome que retornará novamente. O jeito será comer mais carbos de novo, então... É... é uma bola de neve mesmo...

Resultados:
Uma coisa temos que reconhecer: os caras foram muito espertos! Uma vantagem para a indústria dos alimentos refinados é que você acaba comendo mais, pois a digestão é rápida e tem fome mais rápido! Então você comerá mais, comprará mais alimentos e a indústria venderá mais. Que linda equação não? Essa é pra quem curte matemática:

I-) Se Alimentação de produtos não integrais = baixa sensação de saciedade +fome +acúmulo de gordura + gastos maiores em alimentação
II-)E baixa sensação de saciedade +fome +acúmulo de gordura + gastos maiores em alimentação = lucro elevado para a indústria.
III-) Então, Alimentação de produtos não integrais = lucro elevado para a indústria

Gostaria de te mostrar o círculo vicioso ao qual estamos presos. Queria te mostrar que esse tipo de alimentação eleva constantemente a insulina no nosso corpo, fato que poderá propiciar o desenvolvimento de doenças como a diabetes, uma doença muito comum no homem moderno das cidades. Além disso, esse consumo excessivo de comida só poderá desencadear num acúmulo gigantesco de gordura corporal. Os norte-americanos consomem 50% das suas calorias diárias sob a forma de carboidratos refinados, ou seja, açúcar, que não acrescentam nada na dieta além de energia, que, em outras palavras, significa que não estão consumindo outros nutrientes importantes de maneira adequada.

CONCLUSÃO
Consuma alimentos integrais, eles são mais completos! Não sabemos até hoje todos os nutrientes que eles podem conter. Isso só será descoberto ao longo dos anos quando doenças começarem a aparecer, e aí já poderá ser tarde. Além disso, eles mantêm os níveis de insulina estáveis no corpo, evitando os picos, que irão aumentar o acúmulo de gordura corporal e poderão influenciar no aumento dos índices de doenças crônicas, como a diabetes. Não caia mais nesse círculo vicioso que foi criado para que você comesse mais e gastasse mais em alimentos, enriquecendo o bolso dos empresários da indústria alimentícia e empobrecendo a sua vida e a sua saúde.

Infelizmente, o artigo ficou muito grande e terei de trazer o texto sobre a ultra-master-mega-gold-top-plus polêmica da gordura na próxima semana. A coisa vai ficar muito punk, vai ter gente que vai desmaiar quando ler sobre a gordura e perceber como fomos estupidamente enganados! Aguardem!!!

MUUUAAAHAHAHAAHAHAHA (risada maligna)

Para acessar os outros episódios da série e continuar a leitura, clique nos links abaixo:



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Muito bom o texto, maximo respeito!! Precisamos de mais ser humanos conscientes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário