DENÚNCIA: ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ESTÃO DESTRUINDO NOSSA VIDA : EPISÓDIO III – A vingança dos Lipídios

ATENÇÃO! Essa série conterá cenas fortes, irei mostrar como você destrói sua saúde, semeando futuras doenças sem nem mesmo saber. Caso tenha medo da verdade, medo de melhorar sua qualidade de vida, medo de melhorar sua aparência física e prefira continuar vivendo totalmente alienado e feliz, não continue a leitura! Recado dado...
Fernando Paiotti.

Rapaziada, hoje, sem enrolação alguma, sem nenhum tipo de frescura ou introdução (nem mesmo oi deu tempo de te dar), vou trazer a maior bomba da nossa série, simplesmente não consegui mais segurar, a coisa vai ser séria demais. Deixem lencinhos por perto porque vocês vão chorar:

BOMBA NÚMERO 3: Bastidores do Governo dos EUA: a margarina e a gordura trans
Você sabe por que todos temem a gordura??? Por que a gordura se tornou uma das maiores vilãs da história, mais odiada que tudo? Como surgiu a gordura trans? Por que dizem que gordura animal mata? Por que sua vida vale menos que seu bolso? Bom, essas perguntas serão respondidas abaixo, leia se tiver coragem...   

EUA, 1977: relatórios alarmantes surgem no país informando ao governo que doenças crônicas ligadas à dieta estavam atingindo níveis preocupantes e medidas deveriam ser tomadas para evitar catástrofes futuras.
Foi criada uma comissão para averiguar o problema. Através de algumas análises, os norte-burramericanos perceberam que essas doenças crônicas aumentaram no pós Segunda Guerra Mundial (pra quem não sabe, a guerra durou de 1939 a 1945). Além disso, perceberam que durante a guerra (olhem que estudo estúpido), duas coisas aconteciam:

(a)    As taxas de doenças crônicas relacionadas à alimentação (especialmente doenças do coração) eram muito pequenas;

(b)    Houve racionalização de alimentos, sendo que as pessoas raramente consumiam carne e laticínios.

Paralelamente foi feito um estudo que indicou que culturas possuidoras de base alimentar estruturada em vegetais, relatavam menores índices de doenças coronarianas... Pronto galera, roteiro para filme de terror criado. Atestados de burrice para cientistas sendo entregues, portas abertas para bandidos, picaretas e assassinos ferrarem com a sua saúde PARA SEMPRE.

Então, vamos voltar a uma daquelas perguntas anteriores:

PERGUNTA: Você sabe por que todos temem a gordura??? Por que a gordura se tornou uma das maiores vilãs da história, mais odiada que o capeta?

RESPOSTA: Porque em 1977 os EUA perceberam que durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas comiam menos carnes e laticínios, e no mesmo período fora relatado que as doenças coronarianas eram pequenas. No pós-guerra, a alimentação voltou ao normal e muitas doenças crônicas relacionadas à alimentação surgiram/reapareceram. Conclusão: gordura animal faz mal para a saúde, entre outros malefícios, gera doenças no coração.

Prontinho, pergunta respondida. Juro para você que não estou brincando. Estou falando muito sério! Foi por isso que começaram a temer a gordura animal. Mas não pararemos por aqui, caso contrário o texto e sua reflexão ficariam muito pobres.

Você percebeu que esse estudo não demonstrou porcaria nenhuma? Ou fui só eu que fiquei inconformado? Você parou para pensar que num período de guerra, TODOS os alimentos são racionados? (exceto os alimentos dos grandes “comandantes” e familiares destes, mas isso é outra história). Não foram só as carnes e os laticínios que ficaram escassos. Os açúcares também ficaram, destaco aqui os produtos refinados. Além disso, a gasolina também ficou muito escassa, fazendo com que as pessoas tivessem que se locomover mais a pé e de bicicleta, ou seja, fez com que as pessoas se exercitassem mais. Some tudo isto a um consumo maior de peixe, fonte de proteína mais acessível no período, e teremos o REAL MOTIVO da diminuição de doenças crônicas relacionadas à alimentação:

Menor consumo de alimentos refinados + maior consumo de peixes + prática constante de atividades físicas = diminuição de doenças crônicas relacionadas à alimentação.

Nada a ver com as carnes, os leites e os ovos! “Ah, mas e aquele outro estudo de povos cujas bases alimentares eram estruturadas em vegetais terem poucas doenças crônicas relacionadas à alimentação?” Bom, pra variar o estudo foi feito por incompetentes que enxergavam apenas o que queriam. Eles não pararam para refletir que esses mesmos povos consumiam mais frutas e hortaliças, não utilizavam alimentos refinados e, talvez, praticassem mais atividades físicas. Na verdade, preferiram se focar apenas na gordura, na gordura e... Ah! Na gordura...

“O pior cego é aquele que não quer ver”.

Maravilha! Então tudo se tratou de um equívoco? Uma burrice? Estudos mal feitos? Exatamente, mas infelizmente estava aberta a política de caça às bruxas contra a gordura animal.

Só que os grandes fazendeiros e industriais relacionados passaram a pressionar o governo, através de ameaças políticas, para que se mudasse o foco da discussão. Passou-se então a dizer que não mais a carne, o leite e os ovos faziam mal à saúde, mas que a gordura saturada e o colesterol eram os nossos inimigos. Assim eles não teriam mais seu comércio e seu lucro prejudicados. Percebem como tudo é política e dinheiro também quando o assunto é alimentação?

Então o foco agora era combater o consumo de gordura saturada e de colesterol. Cheguei ao momento da minha tão esperada DENÚNCIA, a minha favorita!!!!! Foi uma das maiores cachorradas da história: manteiga X margarina! Explicarei a partir de agora outro grave problema que aconteceu no decorrer deste contexto todo e que influenciou inclusive nos resultados do relatório de 1977.

 Durante a década de 50 já se especulava que alimentos de origem animal geravam doenças cardíacas. Passou-se então a tentar produzir um substituto da manteiga: a margarina. Arrisco aqui que provavelmente já existia algum interesse econômico por trás dessas especulações quanto aos problemas de saúde, e tentou-se lançar um novo produto no mercado, em outras palavras, para mim isso tem cheiro de marketing no estilo do que foi relatado no episódio 1 desta série.  

A ideia era criar uma espécie de manteiga, só que sem os nutrientes maus à saúde, como a gordura saturada e o colesterol. Criaram, então, a margarina. Mas como ela não é um produto da natureza, mas da engenharia de alimentos, havia a necessidade de se descobrir o que acrescentar nela, mas isso, como expliquei no episódio 2 da série, você só descobriria quando as pessoas começassem a ficar doentes. Perceberam então que faltava vitamina D, aí foi só acrescentar. Vitamina A? Idem. O método de fazer a margarina era o seguinte: precisava-se criar uma gordura que fosse de origem vegetal, já que a “animal” era perigosa, e que ficasse sólida na temperatura ambiente, haja vista que as “gorduras” vegetais na verdade são óleos, e estes são líquidos. Para torná-los sólidos tiveram a ideia de incorporar hidrogênio na fabricação. Perfeito! Acabou-se por soltar um demônio do inferno: a gordura TRANS!!!!!!


Aeeeewww, vivas e urras, palmas, palmas e mais palmas para os imbecis que criaram a gordura trans!!!! Essa sim mata! Essa sim dá problemas cardíacos! Essa sim dá câncer! Já foi tudo comprovado pela ciência!!!!!

Você tem noção do que acabei de revelar?? Do que acabei de DENUNCIAR? Eu simplesmente não tenho palavras para expressar minha indignação...

Foram mexer onde não deviam, onde não havia a menor necessidade! Investiram em propagandas baseadas em achismos e especulações para lançar no mercado um produto que dava câncer e doenças cardíacas. E o pior: como um bem sucedâneo de outro saudável à saúde! Enganaram e prejudicaram o bem estar de milhares de pessoas à toa! Ah, mas foi sem querer!Não vamos mais usar a trans, já paramos!

SEM QUERER?!?! Sem querer eu deixo cair molho na toalha da minha avó todo domingo. Sem querer eu piso no cocô de cachorro na rua (graças ao porco nojento do dono que não recolheu). Sem querer pisei no seu pé, e não prejudico a saúde de milhares e milhares de pessoas com isso!!!! Não engano geral para encher meus cofres! Isso não tem perdão, não existe o “sem querer querendo” do nosso querido Chavinho quando o assunto é a vida humana.
Foi sem querer querendo!!!

Para continuar apontando as falhas desse contexto de caça às bruxas, logo depois do pós-guerra, os norte-americanos passaram a consumir menos gordura animal e mais gorduras vegetais, ou melhor, óleos. Para você ter uma ideia, no ano de 1957 a margarina já superava a manteiga em vendas. Em 1976, o consumo de gordura animal per capita já havia caído de 38 para 32 e o de óleos vegetais havia dobrado... aí em 1977 fizeram aquelas revelações as quais mencionei no início do texto... absurdo, não? Percebeu como perseguiram o inimigo errado?

Bom, antes que eu me esqueça, para quem acha que inventei tudo, que me droguei e resolvi sair escrevendo qualquer coisa, citarei minha principal fonte de pesquisa:

Foi um artigo de um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard intitulado: “types of dietary fat and risk of coronary heart disease: a critical review” (tradução livre por mim: “tipos de gordura alimentar e o risco de doenças coronarianas: uma crítica”). “Frank B. Hu et AL., Journal of the American College of Nutrition, vol. 20, 1, 5-19. 2001.

Esse trabalho foi muito TOP. Fizeram inclusive uma crítica no sentido de que a perseguição à gordura animal começou por alegações infundadas, estudos pobres em provas científicas que geraram consequências desastrosas.

O artigo deixa bastante claro que o consumo de gorduras saturadas tem pouca ou nenhuma relação com as doenças cardíacas. Em relação ao colesterol, a mesma coisa: há uma associação fraca e não significativa entre o colesterol e doenças cardíacas. Além disso, para alegria de nós marombeiros, há poucas provas ligando aumento no consumo de ovos com doenças coronarianas.

Também foi comprovado por estudos que a substituição de gorduras por carbos, com o intuito de se emagrecer/perder peso é ineficaz e causa um efeito contrário: faz a pessoa engordar mais.

Para finalizar as críticas com chave de ouro, ficou bastante claro que a gordura TRANS pode sim provocar doenças ao nosso coração por vários mecanismos: aumentando LDL (colesterol ruim) e baixando o HDL (colesterol bom), aumentando os triglicerídeos, promovendo inflamações e formação de coágulos, além de causar resistência à insulina.
Margarina = veneno?
Gostaria de citar umas curiosidades antes de encerrar, ok? Para quem continua incrédulo com o que foi explanado: você sabia que metade das pessoas que sofrem ataques cardíacos não possuem níveis elevados de colesterol? Agora sabe...

Perfeito e chocante, não?! Informações de qualidade e diferenciadas pra você, no BLOG Ensinando Musculação. Não seja mais enganado. Faça a diferença e informe as pessoas ao seu redor. No próximo artigo eu gostaria de bater um papo sobre o atual lixo em que se encontra a agricultura, combinado?

Para acessar os outros episódios da série e continuar a leitura, clique nos links abaixo:

Obs: caso queiram saber mais sobre o assunto recomendo dois livros: “good calories, bad calories” de Gary Taubes e “in defense of food” de Michael Pollan.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários