DENÚNCIA: ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ESTÃO DESTRUINDO NOSSA VIDA : EPISÓDIO VI – O retorno de comida

ATENÇÃO! Essa série conterá cenas fortes, irei mostrar como você destrói sua saúde, semeando futuras doenças sem nem mesmo saber. Caso tenha medo da verdade, medo de melhorar sua qualidade de vida, medo de melhorar sua aparência física e prefira continuar vivendo totalmente alienado e feliz, não continue a leitura! Recado dado...

Fernando Paiotti.

Fala galera, tranqüilidade como sempre?

Depois de muitos artigos, muitas revelações, chegamos ao final da nossa série! Espero que tenham gostado e aprendido bastante! Mas como nossa série foi tipo um filme de terror, e como todo filme de terror sempre tem uma continuação, (o antagonista, ou protagonista, dependendo de como se enxerga o filme, sempre ressurge/revive/renasce no final), não estranhem se ela voltar

Hoje não vou soltar nenhuma bomba, irei no máximo disparar umas biribinhas (traques), perto do que já foi exposto. Ao mesmo tempo, conversaremos sobre diversos assuntos em forma de tópicos, e farei algumas propostas de melhoras na nossa qualidade de vida, tendo em vista todo o cenário apresentado pelos cinco episódios anteriores.  

Quero desde já deixar meus agradecimentos a todos que acompanharam a série até aqui, ao autor norte-americano Michael Pollan (“o dilema do onívoro” e “em defesa da comida”) que foi quem me inspirou a escrever essa série e me forneceu diversas fontes de pesquisa, e à minha namorada, por ter me apresentado o trabalho desse excelente profissional que mudou minha vida. Dedico essa série a vocês! Obrigado!

CENÁRIO PREOCUPANTE: PROPOSTAS DE REAÇÃO


BIRIBINHA 1: 4 das 10 principais doenças de hoje são ligadas à alimentação: diabetes, AVC, doenças cardiovasculares e câncer.

 BIRIBINHA 2: Desde os anos 60, os supermercados tornaram-se a principal e quase exclusiva fonte de alimentos. Com isso, percebeu-se uma crescente e irreversível industrialização do que comemos, sendo que, aos poucos, a comida de verdade passou a ser substituída por produtos industrializados que imitam/têm a aparência de comida.
Amostra de boa alimentação.

BIRIBINHA 3: Desde que a ciência passou a estudar os alimentos, percebemos uma irresponsável tendência ao se pensá-los como um conjunto de nutrientes, visão totalmente simplista e reducionista. Devemos pensar os alimentos como algo único e irredutível , um conjunto harmônico, e não como: proteínas + vitamina B + ferro + etc, já que o certo seria enxergar um mamão como um mamão, um ovo como um ovo. Esse foi um dos maiores erros que a indústria de refinamento cometeu. É claro que vc deve saber que consumir carne vermelha é uma boa maneira de se conseguir ferro, ou que o consumo de cenouras acrescenta vitamina A em nossa dieta.

O que estou criticando aqui é a visão errônea de limitar-se apena a isto, como trocar a carne por um suplemento de proteínas. Não foi só ela (a proteína) que você deixou de consumir ao retirar a carne da dieta, entende?

Os verdadeiros alimentos (os não industrializados) são daquele jeito por uma razão de ser, uma vez que os organismos vivos do planeta evoluem conjuntamente através da seleção natural: há uma interdependência entre as espécies, refletida, especialmente, na cadeia alimentar. Menosprezar isto só irá trazer doenças a longo prazo e, cá entre nós, a ciência quase que engatinha ainda no estudo dos alimentos, além de muitas vezes atrapalhar, como foi o caso da gordura trans.

Temos ainda que nunca se conseguiu fazer um alimento totalmente sintético que copie o leite, uma banana, etc. São centenas de compostos químicos que compõe um alimento, sendo que um composto se relaciona a outro em nossa digestão, na proteção de nutrientes no organismo, na correta liberação da substância no sangue... Não basta ver a laranja como fonte de vitamina C apenas, retirá-la da dieta e tomar vitamina C no lugar... visão ingênua e simplista.

Pegando o exemplo do leite que citei, um estudo foi feito com crianças: Grupo 1, consumia leite de vaca; Grupo 2, leite em pó. O grupo 1 apresentou desenvolvimento físico superior ao grupo 2, ou seja, há muitas substâncias ainda não descobertas no leite normal e que não foram compreendidas e incorporadas no leite em pó. Isto foi apenas para exemplificar, já que tal problema reflete-se em todos os alimentos sintéticos/industrializados.


BIRIBINHA 4: Não compre alimentos que tentem se auto-vender no supermercado.Explico: repare numa prateleira de pães de forma e perceba quanta abobrinha está escrita ali. Rico em fibras, 10% mais ferro! Acréscimo de vitamina D. Enriquecido com ômega-3. Sem colesterol. O mais engraçado é o “livre de gordura TRANS!” Essa parada de trans nem existia mesmo! Bem feito, agora geral tem que mostrar que não usa...

Galera, tanta propaganda, como falei, normalmente não é bom sinal...  trata-se apenas de marketing da indústria para tentar te convencer a consumir uma imitação de um alimento. Veja se o setor de frutas e verduras, ou mesmo açougue/peixaria ficam propagandeando que tais alimentos possuem muita vitamina X, Y ou Z, ou que são muito ricos em proteína ou fibras. 

BIRIBINHA 5: Para ilustrar o alerta do tópico anterior: 17 mil novos alimentos são lançados todos os anos nos EUA, sendo gastos 32 bilhões de dólares em marketing para se anunciar todo esse lixo.

BIRIBINHA 6: Há uma atual tendência a se uniformizar a alimentação humana mundial, esmagando culturas tradicionais e milenares no processo. Agora, uma coisa gostaria de deixar registrada: os europeus já estão acostumados com alimentos refinados há uns 300 anos, tá certo que o refinamento mais grave não tem todo esse tempo, mas vamos manter 300 para fazer pressão. Imagine introduzir esse lixo de alimentação ocidental que consumimos para povos como inuítes e aborígenes australianos? As conseqüências em matéria de doenças serão muito mais alarmantes nesses grupos.

BIRIBINHA 7: DENÚNCIAS A RODO, agora!

Os norte-americanos nascidos a partir de 2000 têm 1 chance em 3 de desenvolver diabetes ao longo da vida! Pesado heim?! E vc sabia que uma pessoa com diabetes diminui sua expectativa de vida em 12 anos?! E que gasta em média 13 mil dólares por ano em tratamentos e medicamentos?



Estima-se que 80% dos casos de diabetes tipo 2 poderiam ser evitados com mudanças de hábitos alimentares e prática regular de exercícios físicos. Acredita-se, também, que 80% dos diabéticos sofrerão de doenças no coração! Ou no s2, caso prefira ou seja emo.

BIRIBINHA 8: Plante uma horta em casa, um vaso ou uma jardineira já servem caso você não tenha espaço, garantindo o acesso a alguns produtos e temperos frescos, com mais nutrientes e sem o uso de agrotóxicos. Além disso, interagir com a natureza é uma ótima forma de relaxar a mente e o espírito, ao mesmo tempo em que se executa um trabalho braçal. Eu mesmo não acreditava nesses papos “zen” e achava besteira. Mudei de opinião e vi como fui ignorante: trabalho no meu jardim e na minha horta há quase 6 anos e é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida.

BIRIBINHA 9: Agora vou passa a citar mais fortemente as dicas do Michael Pollan:

- Seria interessante tentar comer frutos silvestres e animais de caça quando possível. Como estes foram criados de forma selvagem, ou seja, não receberam aqueles fertilizantes/rações simplistas que mencionei em outros artigos, conterão muito mais nutrientes.

- Michael chama nossa atenção para o rótulo dos alimentos:a maioria contém milhares de ingredientes. Ele acha um absurdo que um pão de forma contenha mais de 30-40 ingredientes, uma vez que com farinha integral, água, fermento e sal vc pode fazer um pão, ou seja, com apenas 4 ingredientes. Ele pede para que evitemos produtos que contenham:

A- ingredientes desconhecidos
B- Impronunciáveis
C- Que passem de 5 (seja razoável aqui)
D- Que contenham xarope de milho e soja
E- Que se “mostrem” bons para a saúde.
F- Que não estragam com facilidade.

Tudo o que escrevi aqui são fortes indicadores de alimentos altamente industrializados que não são o que pretendem ser. Ou seja, não são comida.

Se vc for perguntar para Michael o que é comida, ele irá te responder que comida é o que sua bisavó (êêêê, não põe minha bisavó no meio...) reconheceria como tal. Ele afirma isso pois nossas bisavós (denovo?!) comiam alimentos naturais e cozinhavam tudo do zero, não dependendo de alimentos industrializados. Temos, assim, que a alimentação era de fato de qualidade, de comidas.

PERIGO!


CONCLUSÃO

A alimentação, da forma como foi concebida nas últimas décadas, acabou por trazer uma série de doenças aos seres humanos. Percebi que quanto mais o homem interferia no tema, mais ele estragava nossa saúde.

A indústria nunca vai parar de nos empurrar seus lixos alimentícios, ela fará pressões políticas (tem muita gente de dinheiro e com influência no meio) e irá investir muita grana em publicidade para tentar te ganhar. Cabe a você fazer a diferença. Leia, pesquise e atualize-se, você só terá a ganhar com isso.

Procure pensar sempre no alimento natural como um ser único e completo, em harmonia, e pare de pensar de maneira simplista vendo-o como um conjunto de nutrientes X,Y e Z. Coma alimentos integrais para preservar sua saúde e seu metabolismo! Tome cuidado com óleos vegetais, como de soja e de milho. Não use margarina! Perca o medo das gorduras e das proteínas animais. Preste sempre atenção na sua dieta para não levar uma goleada do ômega-6, ou seja, cuide do time do ômega-3! Procure consumir alimentos orgânicos, são mais caros, porém são muito superiores, já que as plantas não são fertilizadas apenas com o fast-food delas de NPK e rios de agrotóxicos e os animais com rações simples e pobres em nutrientes. Resultado: os alimentos conterão muito mais nutrientes. Por fim, INVISTA MUITO EM VERDURAS! 

Galera, agradeço mais uma vez a todos que acompanharam a série até aqui! Olha... não é por nada não... mas acho que a soja (ops!! Deixei escapar sem querer!), digo, acho que a série  volta qualquer hora viu...  Espero que tenham gostado de tudo que foi dito, que tenham aprendido bastante e que eu tenha ajudado a mudar os hábitos alimentares de algumas pessoas. Invista na sua saúde! Pratique exercícios físicos, de preferência o melhor esporte do mundo, o mais completo: a musculação séria e pesada!! O resto é resto! (brincadeira). Coma bem, tente tirar aos poucos os lixos da sua dieta (comida industrializada), consuma proteína e, repetindo, MUITAS VERDURAS!

Para acessar os outros episódios da série e continuar a leitura, clique nos links abaixo:



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Seus textos são muito bons, descobri o blog esse ano, outubro de 2022 e tudo continua sendo de grande relevância e veracidade, parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário