DENÚNCIA: ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ESTÃO DESTRUINDO NOSSA VIDA : EPISÓDIO I – A ameaça matinal

ATENÇÃO! Essa série conterá cenas fortes, irei mostrar como você destrói sua saúde, semeando futuras doenças sem nem mesmo saber. Caso tenha medo da verdade, medo de melhorar sua qualidade de vida, medo de melhorar sua aparência física e prefira continuar vivendo totalmente alienado e feliz, não continue a leitura! Recado dado...
Fernando Paiotti.


Tranquilidade, galera?

(Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.)

Resolvi escrever esta série, antes de várias outras, pois tenho informações bastante assustadoras, as quais julgo de extrema importância dividir com todos vocês: o consumo de alimentos industrializados está destruindo nossa vida.

- Nossa, palmas pra ele gente! Palmas! Mais, mais, mais, aeeew!! Olha que texto nada a ver que o cara vai trazer! Vai falar sobre o óbvio! TODO MUNDO já sabe disso, Fernando... Nem vou ler mais, vai ser a mesma ladainha de sempre, perdeu...

Ok, você pode fazer esse pré-julgamento, sem problemas, mas peço mais alguns minutos da sua atenção, numa boa, para te mostrar que esse texto não será apenas mais um cheio de ideias batidas como estamos acostumados a ver por aí. Será uma abordagem totalmente diferenciada e mais profunda da que esses blogs/sites simplistas escrevem na internet, garanto para você!

Quero expor o problema através de denúncias, curiosidades e reflexões, com dados científicos e bibliografia, tentando atacar a raiz de alguns problemas. Quero mostrar a todos, através de verdadeiras DENÚNCIAS, como as empresas de alimentos industrializados brincam com a nossa saúde, visando APENAS ao LUCRO: a sua saúde não importa, sua qualidade de vida, muito menos! O que importa é o lucro. Quero que você entenda aonde e quando fomos enganados e nem percebemos. Olha, já adianto que nos enganaram MUITO! Para tentar prender sua atenção, vou soltar a bomba número “1”, tampem as narinas, pois a coisa vai feder a partir de agora, puf:

BOMBA 1: Cereal matinal X efeito nocivo da proteína animal

“Dia ensolarado, muito alegre! A família toda reunida sentada na mesa tomando um delicioso café da manhã. Chiquinha tomando seu cereal matinal com leite de caixinha, Renatinho bebendo seu achocolatado favorito, o papai e a mamãe comendo sanduíches de pão de forma com frios e margarina e bebendo um saboroso suco de laranja de caixinha”.

- Ahhh a família reunida... que cena bonita! Ai ai... Tão bonita quanto um filme de terror, no melhor estilo Sexta-Feira 13!!!

 Podem ver que eu grifei e destaquei em negrito umas palavras do texto, alguns lixos alimentícios, e não foi por acaso. Tratarei de alguns deles ao longo de toda esta série, mas hoje vou começar minha DENÚNCIA apenas pelo cereal matinal. Segurem essa:

Uma famosa empresa fabricante do produto citado gastou uma boa grana em marketing e propaganda enganosa, totalmente manipulada, sem fundamento científico (comprovado) algum, para que as pessoas consumissem seus produtos no café da manhã, sabia? Se não sabia, descobriu agora.

Isso mesmo que você leu, enganou, sacaneou, 171. Muito incomodava essa empresa o fato de os norte-americanos consumirem, predominantemente, proteínas no café da manhã e não os seus produtos. Eram bacon, ovos, salsichas, presunto defumado, linguiças e ... caramba gente, cadê o açúcar para a criançada? “Desperte o felino em você”, poxa vida! O mais certo/honesto seria usar, sei lá, um elefante marrom, todo gordão e escrotão (de algum cereal de arroz e chocolate, por exemplo... sei lá galera... só um palpite heim) como garoto propaganda: “coma cereal matinal todos os dias, e desperte o elefante (gordo) em você!


Através de uma jogada de marketing, muito inteligente por sinal, e ao mesmo tempo repugnante, contra a proteína, e também de uma série de estudos totalmente imbecis de um tal Sr. John Harvey Kellogg, estudos estes que afirmavam que a proteína produzia efeitos danosos ao organismo em sua digestão, proliferando bactérias produtoras de substâncias tóxicas no cólon, conseguiu-se deixar a população alarmada. Para você ter uma ideia, o sujeito citado, que consumia apenas 47grs de proteína por dia, pregava os seguintes conceitos e os aplicava em seu sanatório (que irônico, ele tinha um sanatório):

- prática de enemas (pesquise na internet caso não saiba o que seja isso, você vai se assustar...) de hora em hora, através da introdução de iogurte nas pessoas, acreditando que isso combatia as toxinas produzidas pela digestão das proteínas. Resultado: descobriram como fazer o mais repugnante milk shake de chocolate da história; 

- prática da mastigação exagerada: pregava que os alimentos deveriam ser mastigados 100 vezes antes de serem engolidos! Que demais não?! Você vai passar as 24 horas do seu dia sentado à mesa...

- Consumo exagerado de uvas: entre 4 e 6kgs... (Não vou nem comentar).

Sinceramente, você acha que um cara desse merece algum crédito?! Enema de iogurte? 5kgs de uva? 47grs de proteína? Mastigar 100 vezes?

Começaram, então, a surgir “pesquisas científicas” na mídia, afirmando que a proteína animal em excesso fazia mal ao organismo, era tóxica, e que seria mais saudável o consumo de carboidratos. “Cientistas” confirmavam a ideia e lançavam possíveis teorias, bombardeando a população o tempo todo com a máxima de que se deveria consumir mais carboidratos, pois eram uma fonte de energia mais limpa e saudável.

Lembram-se daquela frase: “uma mentira dita várias vezes vira uma verdade”? (Essa frase aplicar-se-á diversas vezes nesta série). Resultado: vamos introduzir mais açúcar (carboidratos) no café da manhã norte-americano, é mais saudável.

Era exatamente o que o cereal matinal mais famoso do mundo estava esperando: aproveitou-se deste cenário, com notícias falsas e manipuladas para entrar na sua casa e sentar-se à mesa com sua família, com seus filhos, todas as manhãs! As crianças puderam flertar com o açúcar desde cedo e diariamente.

Bom, reduzindo a proteína e aumentando o carboidrato de alto índice glicêmico... você como bom marombeiro, já sabe no que vai dar né? Heim? Oi pancinha, oi pneuzinho, oi obesidade.


Pensa que não? Exagerei? 2 em cada 3 norte-americanos estão obesos ou acima do peso! A obesidade foi reconhecida como doença por lá. 54 milhões são pré-diabéticos (1/6 da população, mais ou menos) e ¼ da população tem síndrome metabólica. “Nossa tudo por conta do cereal matinal?!?!!?” Não só dele né, amigo. Calma! Trata-se de uma conjuntura de fatores. Temos MUITO o que conversar ainda. Isto foi apenas um aperitivo proteico para assustá-los e deixá-los interessados pelo tema. O cenário é muito mais catastrófico.

No próximo artigo, muito mais polêmica! Não percam! Garanto que a coisa será muito boa: vamos dar um pulinho na Primeira Revolução Industrial, falar sobre alimentos refinados  e sobre a tão temida e amaldiçoada gordura... “aiii que medo, Fernando!” Pois é, quero te assustar, quero te chocar!!

MUUUAAAHAHAHAAHAHAHA (risada maligna)

Para acessar os outros episódios da série e continuar a leitura, clique nos links abaixo:


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários