MANUAL DE TREINO PARA TRÍCEPS MONSTRUOSOS – PARTE 5

Fala rapaziada! Já estamos quase na reta final. Hoje vamos conversar sobre dicas e macetes para otimizar o seu treino. Esse capítulo é de extrema importância, portanto, leiam com atenção, ok?

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!


CAPÍTULO 5: DOZE DICAS E MACETES PARA UM TREINO DE VERDADE!

- DICA 1: para começar, o que vou dizer não é bem uma dica, mas algo óbvio que todos deveriam fazer: explore a amplitude total dos exercícios. Se você treina apenas com movimentos parciais e roubados, irá obter um desenvolvimento incompleto. Caso não consiga executar os exercícios corretamente, diminua o peso.
Procure exercitar a musculatura, não o ego, treinando para você, não pelos outros...

- DICA 2: contraia os tríceps ao final de cada repetição! Isso fará muita diferença nos seus ganhos de hipertrofia e qualidade.

- DICA 3: privilegie os exercícios básicos! Eles são os maiores e melhores construtores de massa e farão toda a diferença no desenvolvimento de braços fortes e potentes. Você sabia que exercícios básicos recrutam um maior número de fibras musculares?
Isso se deve ao fato de que mais músculos (sinergistas) entram na brincadeira, atuando como estabilizadores, de modo que peguemos mais peso e façamos um estrago ainda maior. Para ganhos de volume e força, não há o que discutir: faça os básicos!
Além disso, para um melhor aproveitamento, comece o treino por eles, pois exigirão muito mais de você e, caso queira/necessite, deixe os isoladores para o final.

-DICA 4: Não abuse dos exercícios isoladores, como os executados no pulley, por exemplo. Essa regra, na verdade, é um repeteco da anterior, mas preferi repetir para frisar.
De fato, os exercícios para qualidade têm sim seu lugar nos treinos, mas apenas com participação complementar e intencional, não como principais opções, como é o caso do treino da grande maioria por aí.
Pela minha experiência, eu diria que, DE LONGE, o tríceps é o músculo mais ignorantemente treinado dentro de um ginásio. Normalmente, as pessoas não fazem a menor ideia de qual cabeça está sendo trabalhada e vão fazendo exercícios aleatórios (um verdadeiro sorteio), seguindo um roteiro nada inteligente. Tem cabeça que não é trabalhada e outra que é recrutada três vezes, enfim, é o tipo de coisa que precisa ser revista.

Para piorar, nem a maioria dos instrutores sabe do que a coisa se trata e encara o tríceps como um músculo de uma só parte, pouco importando o exercício que se faça. Por comodidade, passam sempre o pulley no cabo, reparem. Aí, no mês seguinte, para mostrar serviço, trocam a “fichinha” do aluno, substituindo a pegada supinada pela neutra (cordinha) no cabo... Grande merda...
Por fim, não abuse do peso nesses exercícios, não é o momento, já que o objetivo aqui é privilegiar a qualidade da contração da musculatura.

- DICA 5: monte rotinas de treino que trabalhem as três cabeças do tríceps. Recomendo inclusive que escolha os exercícios que recrutem mais de uma, de preferência as três, como é o caso de muitos dos básicos. Se você não trabalhar todas elas, pode ter certeza de que seus ganhos serão incompletos, podendo inclusive comprometer o desenvolvimento de todo o seu corpo.
A seguir, gostaria de citar alguns exercícios, dividindo-os por cabeça, para facilitar a confecção do seu treino. Para que a coisa fique mais completa, recomendo que leiam as partes 4 e 5 desta série pois lá citei uma infinidade de exercícios e para que eles servem.
EXEMPLOS:
- cabeça lateral: coice (pegada neutra), supino fechado, paralelas e extensão em pé no cabo com empunhadura em corda ou reta.
- cabeça medial: paralelas, supino com pegada invertida e pulley com pegada invertida.
- cabeça longa: supino com pegada invertida, tríceps na testa, extensão por trás da cabeça, supino fechado.
- todas juntas: mergulho entre bancos, paralelas, extensão com barra por trás da cabeça.

-DICA 6: procure, sempre que possível, terminar o treino com um bom PUMP. Para te dar aquela sensação de treino intenso, músculo treinado, crescimento, muito sangue (nutrientes), fáscia alargada, realização pessoal e dever cumprido.

-DICA 7: mantenha seus cotovelos parados! Mexendo-os você só conseguirá tirar o foco do exercício dos tríceps, além de aumentar os riscos de lesão. Portanto, tome cuidado e respeite muito esta dica.

- DICA 8: preste atenção na divisão dos seus treinos como expliquei no capítulo 3, para que você não treine os tríceps mais do que duas vezes na semana, podendo sobrecarregá-los em alguns casos. O tempo ideal de descanso para eles é de 48-72 horas, portanto, cuidado com os treinos de peito e de ombros, pois os tríceps atuam como sinergistas neles.

- DICA 9: treine de forma unilateral, sempre que possível, podendo corrigir certas discrepâncias.

- DICA 10: tente trabalhar os básicos com muita carga (desde que com boa forma), assim você ganhará, além de massa, um bocado de força, e isso irá refletir nos seus treinos de peito e de ombros.
- DICA 11: use técnicas de alta intensidade! Para conhecer algumas, acesse esse link: “MAIDT – MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS”.

- DICA 12: uma boa pedida quanto à criação dos treinos seria a utilização de 3 exercícios, com pelo menos dois básicos, com algo com 3 a 4 séries em cada. Mas...
Eu não respeito isso...
Quem leu a série sobre treinamento de trapézios, bíceps e antebraços viu as rotinas insanas que criei, sabe que eu sou louco e não estou preocupado com as críticas, de um jeito ou de outro nosso corpo vai ter que se desenvolver!

Então, preparem-se, porque a insanidade vai comer solta novamente no próximo capítulo: vamos separar os homens dos meninos. Quem tem medo do tal do overtraining, nem apareça! Comigo eu quero só os doidos e os hardgainers: vamos fazer essa merda crescer!


ATENÇÃO: Essa série contém 10 partes. Continue a leitura acessando: 

- PARTE 1: UM POUCO DE ANATOMIA/ DANDO A DEVIDA ATENÇÃO A ESTE GRUPO MUSCULAR
- PARTE 2: COM QUAL GRUPO MUSCULAR TREINAR?
- PARTE 3: EXERCÍCIOS I
- PARTE 4: EXERCÍCIOS II
- PARTE 5: DOZE DICAS E MACETES PARA UM TREINO DE VERDADE
PARTE 6: ROTINAS DE TREINO I
PARTE 7: ROTINAS DE TREINO II
- PARTE 8: ROTINAS DE TREINO III
PARTE 9: ROTINAS DE TREINO IV
PARTE 10: ROTINAS DE TREINO V/ CONCLUSÃO

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários